Viajar para passear, para visitar amigos e parentes, para conhecer um lugar novo, para trabalhar ou relaxar, para passar aquele último final de semana romântico antes da chegada do bebê. Viajar é maravilhoso.
Mas viajar grávida requer alguns cuidados e pensando nisso fiz uma lista de dicas para que a viagem não se torne uma dor de cabeça.
Nesse post você vai encontrar
Quem vai visitar alguma localidade que se encontre em área de recomendação de vacinação contra febre amarela como municípios do Amazonas, Pará, Tocantis, dentre outros (veja a lista completa aqui) deve ser imunizado. O problema é que a vacina da febre amarela é contraindicada para gestantes, mães que amamentam bebês de até 6 meses e crianças até 6 meses de idade.
Portanto, se você vai viajar grávida para um local em alerta de febre amarela consulte um profissional de saúde para avaliar se os riscos de tomar a vacina superam o benefício. E para quem está amamentando, se decidir tomar a vacina é preciso suspender a amamentação por 10 dias se o bebê for menor de 6 meses.
Alguns destinos internacionais exigem que os viajantes apresentem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Saiba mais aqui.
Algumas companhias aéreas solicitam uma autorização médica atestando que a gestante pode viajar de avião, geralmente levando em conta a idade gestacional. Por isso antes de adquirir a passagem é preciso verificar essas exigências com base nas semanas de gestação da data da viagem e não da compra do bilhete.
Se estiver fazendo uso de alguma medicação vale levar a receita ou laudo médico.
Se você vai passar muitas horas na estrada ou em um vôo, tente fazer intervalos regulares para levantar e dar uma caminhada sempre que possível.
O uso de meias de compressão também pode ajudar.
Se mantenha hidratada sempre! Principalmente ao viajar grávida.
Para facilitar tenha por perto uma garrafinha de água.
O período mais tranquilo para viajar grávida é no segundo trimestre, quando a gestante costuma se sentir mais bem disposta.
Os riscos de um abortamento já são bem menores que no primeiro trimestre e os enjôos também costumam ter melhorado. E a mulher ainda não se sente tão cansada e o peso da barriga ainda não é um incômodo, como no último trimestre.
Viagem que se preza tem que ter trilha sonora, seja de carro, ônibus ou avião. Além de ajudar a passar o tempo, a música cria uma memória afetiva para determinadas situações. Aproveite para ir pensando na playlist do parto, se você for dessas.
Se estiver planejando ir para um destino internacional, não deixe de fazer um seguro viagem, principalmente estando grávida.
Emergências acontecem e é importante estar preparada. Dependendo do país o valor de uma simples consulta pode ser bem cara.
As principais bandeiras oferecem o seguro viagem para quem faz a compra da passagem pelo cartão de crédito.
Quando estamos viajando podemos passar horas andando e carregando bolsas, mochila, sacolas que nem percebemos. E no final do dia o corpo sente e aí nos damos conta do tanto de coisa que fizemos.
Mas para as grávidas é preciso cuidado redobrado e evitar carregar muito peso. Peça ajuda com as malas e sacolas, e se policie para fazer intervalos para sentar e descansar um pouco se a sua viagem exigir muito fisicamente.
Uma coisa que nem todo mundo lembra de pesquisar quando faz uma reserva é se a acomodação possui elevador. Ajuda muito quando chegamos cansadas depois de um dia de passeio, além de ter que subir com todas as malas e depois descer de escada não é nada prático.
Portanto, se durante a sua viagem você precisa ficar em um hotel ou acomodação similar verifique se o estabelecimento possui elevador e caso contrário solicite para que seu quarto seja no primeiro andar.
Se você vai viajar de ônibus ou avião e já está na fase de ter que ir ao banheiro com muita frequência, talvez seja uma boa ideia comprar o assento do corredor.
Assim você tem mais liberdade para ir e vir quando quiser e não passa aperto.
Referências:
Quem deve se vacinar contra febre amarela antes de viajar
Febre amarela
http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs100/pt/
International travel and health
http://www.who.int/ith/vaccines/yf/en/
Vacina contra a febre amarela em gestantes, lactantes e lactentes
http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/444-vacina-febre-amarela
Dicas ANAC -Acessibilidade
http://www.anac.gov.br/publicacoes/dicas_anac_acessibilidade_web.pdf
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…