Olá! Meu nome é Bruna, tenho 30 anos. Hoje vou contar um pouco da minha trajetória e como me tornei doula.
Desde pequena, quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescer, eu respondia: “quero ser médica de tirar bebê da barriga”. Pois bem, o tempo passou e quando vi, me formei em Arquitetura e Urbanismo. Depois de alguns anos trabalhando na minha área de formação, iniciei uma busca interna, queria fazer algo que realmente me motivasse, me voltei para dentro e entendi que meu novo caminho estava relacionado ao nascer e ao universo da humanização.
Nesse post você vai encontrar
Estava trabalhando como pessoa física dentro de uma empresa, com um contrato de tempo determinado e próximo de acabar. Vi então a grande oportunidade de transição, me matriculei no curso de doulas e me formei antes mesmo do final desse ciclo. Aproveitei para entrar em alguns grupos de doulas, e em pouco tempo já tinha três gestantes para atender como voluntariado.
Não posso dizer que mudar de carreira é fácil ou simples, exige muito planejamento, estudo, trabalho e dedicação, mas quando a vontade é real, acontece com mais naturalidade.
Como citei anteriormente, eu logo que me formei já estava com três acompanhamentos voluntários. Surgiu uma vontade grande de falar sobre a gestação e parto, pensei em organizar rodas de gestantes no meu prédio. Como ainda estava começando bateu uma certa insegurança, conversei com uma prima minha que é obstetriz e resolvemos fazer juntas, foi um sucesso.
Acredito que a cura esta dentro de nós. Encontramos nos medicinais de placenta uma cura física e emocional. Para mim essa foi uma segunda etapa, mas não menos importante, manipular uma placenta é ritualístico e cheio de emoção.
Após o nascimento da placenta, ela pode ser consumida de diversas formas, cápsulas, tintura, óleos e pomadas. Além disso podem dar vida a artes como, carimbo da placenta, filtro dos sonhos, coração emoldurado, jardim secreto e pingentes.
Lembrando que esse é um trabalho que é realizado de mulher para mulher, a placenta manipulada é da contratante e os medicinais não devem ser terceirizados.
Ainda vemos muito preconceito relacionado a humanização, muitas pessoas não entendem como uma doula pode contribuir para o trabalho de parto, ou apenas não acreditam que vale a pena investir nessa contribuição.
A doula é muito mais do que somente uma acompanhante. A doula oferece apoio à mulher não somente no momento do trabalho de parto, mas antes e depois, a doula escuta e observa cada palavra da mulher, para conhecer o seu interior e acolher cada mulher de forma individual.
Estudos apontam que apoio das doulas contribui para a redução do tempo de trabalho de parto, redução da taxa de anestesia peridural para parto vaginal, redução do uso de ocitocina e da taxa de cesariana.
Eu acredito no trabalho empático, de mulher para a mulher, onde há muita admiração e cumplicidade.
Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas no trabalho de parto e no parto
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…
View Comments
Parabéns pela escolha de uma profissão tão linda!! sucesso e muita alegria
Linda!
Que lindo estas profissões, atuais, tão humanizadas. Conhecendo a Bruna Arruda como pessoa tenho certeza que o nascimento que é o momento mais lindo e também o mais difícil para uma mulher, sendo acompanhada de tanto profissionalismo e carinho, vai ser com certeza uma experiência linda.
Graça, que lindo! Obrigada pelo carinho!
Parabéns Bruna pela Coragem de seguir seu 💙 ☀️💞💜🎉💚
Linda!!!
Bem, eu fiquei atordoada quando você me disse que deixaria a arquitetura...como pode? Uma profissão tão linda, nunca te faltou trabalho, nao conseguia entender! Vi que o negócio era sério, eu tinha que aceitar, mesmo porque é a sua vida, a sua felicidade. E aí, no seu niver dos 30, você recebeu um bilhete da Lilinha....dela lembrando do seu desejo...Meu Deus....hoje fecho os olhos e te vejo criança respondendo a pergunta clássica....O que você vai ser quando crescer?
Hoje Doula, amanhã Parteira!
TE AMO !
Ah mãe, você me faz chorar! Te amo
Ehehe....viva os Nascimentos...Parabéns sucesso e muita boa sorte🌞
Clau, obrigada pela mensagem!!!
Minha querida! Desde pititiquinha, você sempre se mostrou uma pessoa linda, transparente e de um coração enooorme. Essa profissão caiu como uma luva pra você. O dom da proteção e do cuidado... a pessoa certa! Te amo!!
Tia, querida!!
Obrigada pela mensagem linda!!