Categories: Doula

Quem é a doula?

Compartilhe:

Doula é uma palavra de origem grega e significa “mulher que serve” ou “escrava” e historicamente usava-se este termo para definir a pessoa que assistia a mulher no domicilio após o parto, cuidando dela e do bebê e auxiliando nas atividades domésticas.

Hoje, o conceito refere-se à mulher que auxilia a gestante durante o período perinatal, na gestação, no trabalho de parto e no puerpério com os cuidados com o bebê.

Os resultados do apoio da doula vêm trazendo revelações surpreendentes na redução das intervenções e complicações obstétricas, bem como facilitando o vínculo entre mãe e bebê no pós-parto. Em números, a atuação da doula no parto, diminui em 20% da duração (tempo) do trabalho de parto, diminui também em 50% as taxas de cesárea sem necessidade e diminui em 40% o uso da oxitocina injetável.

QUAL O TRABALHO DA DOULA?

GIPHY

-NA GESTAÇÃO

A doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto, explica alguns procedimentos que são comuns e ajuda a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto das mais variadas formas.

A principal função da doula nesse momento é dar suporte informacional por meio de conversas e indicações de leitura, tirando as dúvidas do casal, ajudando na elaboração do plano de parto, podendo mostrar os prós e os contras de cada procedimento médico e explicando sobre os primeiros cuidados com o bebê e sobre amamentação.

-NO TRABALHO DE PARTO

Oferece apoio contínuo durante o trabalho de parto. A doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal, ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a frieza da equipe de atendimento em um momento tão vulnerável na vida da mulher.

Fonte: Flickr

Tem a função de apoiar a parturiente e seu acompanhante, esclarecer todas as questões referentes ao trabalho de parto, mostrar a parturiente formas eficientes de respirar, ajuda a encontrar posições mais confortáveis durante o trabalho de parto e conversa com a gestante com objetivo de prover-lhe encorajamento e tranquilidade. Também procura deixar o ambiente o mais íntimo e aconchegante possível, propõe a adoção de medidas alternativas de alívio da dor, como banhos, massagens, musicoterapia e aromaterapia.

No pós-parto imediato, a doula permanece com a mulher auxiliando no que for necessário como o primeiro contato como o recém-nascido e o auxilio a amamentação na primeira hora de vida.

-NO PÓS-PARTO

A Doula faz visitas á nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação a amamentação e cuidados com o bebê. Desde que haja o desejo da mulher em ser apoiada, a doula poderá ser muito útil nessa fase de adaptação. Algumas doulas se especializam e trabalham apenas como doulas pós-parto.

Fonte: Arquivo pessoal (Artur e a mamãe Fabrisia no primeiro mês de vida).

E O QUE A DOULA NÃO FAZ?

A doula não realiza nenhum procedimento médico ou clínico como: auscultar o coração do bebê, aferir pressão arterial da mulher, fazer exame de toque para medir a dilatação do colo uterino, fazer medicações. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe de atendimento ou questionar decisões.

A Doula deve ser escolhida pela mulher, ser alguém que ela simpatize e se sinta à vontade.

“Se doula fosse remédio, seria antiético não receitar.” (John H. Kennel, MD)

Quer saber mais sobre as doulas. Pesquise sobre o trabalho delas na sua cidade.

Referências:

Estudando sobre doulas http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/estudando-sobre-doulas-ii.html?q=doula

Doulas como dispositivos para humanização do parto hospitalar: do voluntariado à mercantilização http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n117/0103-1104-sdeb-42-117-0420.pdf

Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas no trabalho de parto e no parto http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n10/26.pdf

Percepção de mulheres sobre o parto e o papel da doula https://revistas.pucsp.br/psicorevista/article/view/34156/27259

Apoio contínuo para mulheres durante o parto https://www.cochrane.org/pt/CD003766/apoio-continuo-para-mulheres-durante-o-parto

“Continuous Emotional Support during Labor in US Hospital.” Kennel, J.H.; Klaus, M.H.; McGrath, S.K.; Robertson, S.S.; Hinkley, C.W. Journal of the American Medical Association 265(1991): 2197-2201

 

 

 

Compartilhe:
Doula Helena Noronha (VITÓRIA - ES)

Sempre fui apaixonada pela área materno infantil, e trabalhando em uma Maternidade do SUS, onde os partos eram cheios de intervenções e pouco humanizados, resolvi que queria trabalhar de outra forma: levando informações de qualidade para a gestante, para que ela faça escolhas conscientes e tenha um parto respeitoso.Desejo que as mulheres tenham uma experiência feliz e única no nascimento de seus filhos, e que suas escolhas sejam respeitadas. Sou Doula na gestação, acompanho parto e também atuo no pós-parto, oferecendo suporte na amamentação, cuidados com o bebê e sou instrutora de Shantala.Cidade de Atuação: Em toda a Grande Vitória - ESInstagram: @helenalnoronhaContato: (27)99976-4406E-mail: helenalnoronha@gmail.com

View Comments

  • A Helena foi de extrema importância no primeiro mês de vida do Artur.... me deu todo suporte necessário no que se refere à amamentação e nos cuidados com o bebê. Ensinou meu filho a mamar , ainda na maternidade, e me ensinou a amamentar ... Me deu todas as dicas... não sei o que teria sido de mim sem as orientações dela!!!

Recent Posts

Roda de conversa para pessoas grávidas

Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…

1 ano ago

Filmes e séries para quem quer o parto normal

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…

2 anos ago

5 perfis valiosos para seguir no instagram

O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…

2 anos ago

Não foi como sonhei, mas foi tranquilo

Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…

2 anos ago

Era meu sonho um VBAC, e consegui!

Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…

2 anos ago

Foi o momento mais feliz da minha vida

Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…

2 anos ago