Desde a minha adolescência eu queria ser médica ginecologista e obstetra, não sei exatamente porque mas eu sempre quis! Além disso, assistia aquele programa no Discovery Home and Health “Um bebê por minuto” sabe? Achava o máximo! Fiz um ano de cursinho pré-vestibular e durante esse tempo conheci o curso de Obstetrícia da Universidade de São Paulo (USP). Dei aquela pesquisada básica na grade curricular, turno e decidi colocar como 2ª opção na FUVEST (a primeira foi Medicina). Enfim, saiu meu nome na lista da FUVEST para a Obstetrícia e de pronto eu decidi me matricular e conhecer melhor. Iniciei no curso de Obstetrícia em 2015 e por isso, conversei com a minha mãe e minhas avós sobre como as crianças na nossa família nasceram. Eu e minha irmã nascemos de cesárea eletiva, onde o médico (era também o ginecologista/obstetra da minha avó materna, o mesmo que fez a cesárea da minha mãe e do meu tio) que minha mãe confiava não permitiu a entrada do meu pai (acompanhante) em nenhum dos nascimentos, e especialmente no meu, utilizou Kristeller e “colher do fórceps” – na cesárea – com a justificativa que minha mãe era muito gorda e por isso eu não saia.
O curso de Obstetrícia é um curso diferenciado porque nossa grade curricular é composta por disciplinas da área da assistência, ciências humanas, sociais e biológicas. Ele forma profissionais aptas a prestar assistência integral a saúde das mulheres, ou seja, atender mulheres desde a adolescência até o climatério, passando pela fase reprodutiva da mulher onde podemos acompanhá-las no pré-natal, trabalho de parto, parto, pós-parto; respeitando suas crenças, valores e cultura.
Foi na faculdade que conheci a profissão Doula e soube que desde 1993, no estudo publicado por Klaus e Kennel no “Mothering the mother” a presença da doula no parto tem vantagens tais como:
Nosso estágio da faculdade só começa no 3º ano, então a vontade de ter contato na prática mais rápido com as mulheres me fez buscar o curso de doula. No final de 2015, me tornei doula pelo Mamatoto Parteiras Urbanas, mas comecei a atuar, de fato, no final de 2017.
Durante a minha formação como Obstetriz e doula vivi experiencias e conheci mundos que jamais conheceria se não tivesse me matriculado no curso. Me desfiz e refiz pessoalmente várias vezes! Também senti a necessidade de estudar e entender melhor sobre aleitamento materno e por isso, no início de 2018 me tornei Consultora em Aleitamento Materno pelo Multiplicando Doulas.
Hoje sou Obstetriz e Consultora em Aleitamento Humano! Acredito que toda mulher tem direito de ter assistência respeitosa onde as boas práticas obstétricas são seguidas. Sendo assim, luto para que esses direitos sejam assegurados e que as mulheres não passem por toda violência que minha mãe passou!
Meus serviços: Faço parte da equipe Gaisa! Nós oferecemos consultas de pré-natal, parto domiciliar, parto hospitalar e acompanhamento do trabalho de parto em casa. Além de consultas personalizadas de preparo para o parto, plano de parto e Aleitamento Humano (dificuldades na amamentação, desmame e volta ao trabalho/estudo).
Referências Bibliográficas
Klaus M, Kennel J. “Mothering the mother: how a doula can help you to have a shorter, easier and healthier birth.” Hardcover
Lei do acompanhante http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/lei_acompanhante.pdf
Diretrizes de Assistência ao Parto Normal http://conitec.gov.br/images/Consultas/2016/Relatorio_Diretriz-PartoNormal_CP.pdf
COFEN homologa decisão do COREN-RS que proibe a Manobra de Kristeller pelos profissionais da Enfermagem http://www.cofen.gov.br/cofen-homologa-decisao-do-coren-rs-que-proibe-manobra-de-kristeller_48419.html
Artigo que cita o estudo realizado no Egito: Implementação das práticas baseadas em evidências na assistência ao parto norma http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692018000100304&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…