Categories: Doula

Adoção

Compartilhe:

Eu sei que muitas pessoas vão se perguntar o porquê de um texto sobre adoção em um blog para grávidas, em que se fala de gestar, parir e nutrir. Muitas vezes pensamos sobre as diferenças que existem, mas já pararam para pensar sobre as semelhanças entre uma adoção e uma gestação?

www.luke.af.mil

É que a adoção também pode passar pelas mesmas etapas, de uma forma diferente. Toda pessoa que adota tem, em algum momento da vida, aquela luz e sensação de procurar algo seu, que de repente não está mais dentro de você. Eu lembro de uma amiga que, mesmo podendo gerar, quis adotar; foi uma grande comoção. E lembro que um pouco antes de entrar com a papelada, ela me dizia: “eu sei que meu filho ou filha já nasceu, eu só estou esperando o momento em que ele vai chegar aos meus braços”. Lembro da luta dela perante uma sociedade que não entende uma mulher fértil querer adotar; mas gente, isso não é uma escolha pessoal? Mais importante que isso: será que é possível limitar o amor?

A Doula e a Adoção

Fiquei me imaginando segurando um bebê que até aquele dia eu não tenha visto, ou sentido em meu corpo, somente no meu coração, e a primeira sensação que me veio foi medo: medo de não saber dar o apoio que ele merece, medo de não saber cuidar, de não suprir as necessidade; ele passou a gestação inteira ouvindo um coração que não era o meu… como vou acalma-lo? Afinal, para ele, eu sou uma completa estranha. Como posso enche-lo de amor, se as vezes até o contato físico é um pouco difícil? E aí eu lembrei que como Doula eu posso ajudá-la a saber que ela é capaz de tornar essa criança emocionalmente em seu filho, fazer aquele sentimento que estava dentro dela ir além e esse bebê sentir todo amor e desejo da espera dele.

E foi pensando em várias famílias, independentemente de seu formato, que pensei em como eu, Doula, poderia servir e me veio à mente toda informação, cuidado, serviço que uma Doula pós-parto dá a sua doulanda.

Pixabay

A Doula Pós-parto é uma profissional com o carinho de uma “comadre”, dando suporte emocional, auxiliando na organização da casa e novas rotinas e dicas sobre cuidados com o filho, mas principalmente cuidando das necessidades da nova mãe para que esta possa ter mais tranquilidade e segurança nos cuidados do filho. Essa presença para uma mãe que adota é muito importante, já que a mesma também passa por uma grande mudança de vida e de emoções. Essa nova mãe precisa se adaptar, sentir-se segura, ser cuidada e ouvida em suas novas preocupações, para que, com carinho e suporte adequados, possa se entregar e viver plenamente todas as transformações da maternidade.

Partindo desta ideia, afirmo que a Doula é, sobretudo, uma mulher que apoia outras mulheres. Seja para a mulher grávida, para a mamãe de primeira viagem, para mães experientes ou para a mãe que adota. Lembre-se sempre disso: estou aqui para servir.

Bibliografia 

História oral: a experiência das doulas no cuidado à mulher

http://www.scielo.br/pdf/ape/v23n4/08.pdf

Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas no trabalho de parto e no parto

http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n10/26.pdf

Experiência das Doulas no Cuidado à Mulher em uma Maternidade Pública do Recife – Pernambuco

http://livros01.livrosgratis.com.br/cp051921.pdf

Compartilhe:
Doula Taise Ridolfi (Petrópolis - RJ)

Sou petropolitana raiz, nasci, sai e voltei para Petrópolis. A cidade tem aquele ar interiorano que amo, é segura e um pequeno ovo, todos se conhecem, se não se conhecem diretamente, conhecem alguém da sua família.

Sou mãe do Isaac, que nasceu prematuro em uma cesárea de "emergência" em 2016. Todo o meu atendimento foi errado, naquele mesmo ano comecei a participar de grupos maternos e passar informações de qualidade para gestantes e puérperas. Foi no parto do meu filho que virei doula.

Ser doula para mim vai muito além de servir a mulher, na maioria das vezes o servo não quer estar lá. Eu quero que aquela mulher tenha a melhor assistência possível, que a experiência do parto possa a transformar, quero ser profissional e também família.

Hoje faço principalmente acompanhamento de parto, mas tenho algumas ideias saindo do papel.

Venha me conhecer:

Instagran: @taiseridolfi

Facebook: Doula - Taise Ridolfi

Contato: (24) 99256-4811

View Comments

  • Adoção é um ato de amor e quem se propõe a fazer isso é muito mais mãe que algumas que gestam por aí.
    Muito bom!

    • Mariana, a gestação não ocorre só no corpo, mas principalmente no coração.

Recent Posts

Roda de conversa para pessoas grávidas

Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…

7 meses ago

Filmes e séries para quem quer o parto normal

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…

1 ano ago

5 perfis valiosos para seguir no instagram

O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…

1 ano ago

Não foi como sonhei, mas foi tranquilo

Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…

1 ano ago

Era meu sonho um VBAC, e consegui!

Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…

1 ano ago

Foi o momento mais feliz da minha vida

Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…

1 ano ago