Categories: Doula

A minha transformação, o nascimento do meu “eu Doula”

Compartilhe:

Se eu pudesse calcular o tempo do meu “trabalho de parto” até nascer doula, diria que passa de 7 anos.

Me tornar mãe sempre foi um sonho , mas essa jornada exigiu busca e perseverança.Me casei muito jovem ,mas tinha certeza das minhas escolhas, e logo com um ano de casamento já queríamos um bebê.

Infelizmente passamos por 4 perdas gestacionais ,foi um processo difícil físico e emocionalmente, mas após muitos exames constatamos que possou TROMBOFILIA,sou positiva heterozigota A1298C em MTFHR.

Conseguimos engravidar e ter nosso primeiro filho, a gestação teve os riscos controlados e foi tranquila, porém  mesmo desejando os parto que tanto assistia pela internet :  “o tal humanizado”, não fui apoiada  e tão pouco pesquisei o suficiente para tal.

Conclusão: cesárea eletiva,por falta de informação , mesmo meu coração dizendo que eu nasci para parir.

Mas e aí, como nasci doula?

E foi então com a chegada surpresa da segunda gestação, desprovida de plano de saúde, me vi sujeita a plantão de SUS que senti uma força gritando dentro de mim ” VAI ESTUDAR MENINA!” . Busquei tudo que podia , tive minha doula,conheci mulheres incríveis e me transformei para sempre.

Meu segundo filho nasceu de uma cesárea intra parto, após um trabalho de parto lindo e respeitado, vencemos as barreiras do sistema e fomos mais longe que imaginávamos.(meu relato aqui)

Arquivo Pessoal ,por Juliana Rosa, Prosa e Fotografia

A partir dali eu queria que todas mulheres se sentissem transformadas, e mergulhei ainda mais no mundo da humanização do parto e descobrir cientificamente o ” poder das doulas”. E foi lendo muito que conclui que a presença da minha doula durante todo meu TP foi fundamental para que aquela experiência fosse de boas recordações.

Descobri que o quanto é benéfico para a gestante o apoio continuo durante o trabalho de parto , sendo mais eficaz quando esse apoio é dado por alguém treinado e preparado para aquela situação, não por alguém do seu convívio pessoal, desta forma o aumenta-se a satisfação da mulher em relação a experiência do parto. Quero ser essa pessoa ,eu quero ser DOULA.

Quando a  oportunidade chegou

Pode fazer o curso na minha cidade, oferecido pelo GAMA – Grupo de Apoio a Maternidade Ativa  ministrado na CASAMAR  pelas doulas e coordenadoras da Roda bebedubem ,foi uma honra. Nasci doula pelas mãos das mulheres que me nutriram de informação, força e empoderamento.

Arquivo pessoal, por Thais Campos – Pur Amor Fotografia

Me formei doula em novembro de 2018 e ainda não atendi nenhuma gestante exclusivamente, mas estou coordenando círculos (Círculo Feliz Parto ). Juntamente com 4 doulas realizamos reuniões com informações  fundamentais para um preparo sólido na gestação, parto e pós parto.

Ser doula, ter feito esta escolha , me remete sempre a uma única palavra : TRANSFORMAÇÃO.  Afinal foi uma doula que me transformou, e eu quero transformar e  ser cada vez mais transformada sentindo o toque do milagre da vida por cada mulher que me honrar em seu momento único.

 

Referencias 

Apoio contínuo para mulheres durante o parto

https://www.cochrane.org/pt/CD003766/apoio-continuo-para-mulheres-durante-o-parto

Estudando sobre doulas

http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/estudando-sobre-doulas.html

 

 

Compartilhe:
Doula Talita Moura ( São José dos Campos - SP)

Mãe de dois meninos, casada, apaixonada pela vida, formada doula desde novembro de 2018 pelo GAMA - Grupo de apoio a Maternidade Ativa pela Roda Bebedubem, e com todo amor também coordeno os Círculos Feliz Parto juntamente com as 4 doulas que assim como eu acreditam na humanização.Me descobri doula quando me senti transformada por mulheres incríveis que passaram tanta informação e empoderamento enquanto me preparava na gestação do meu segundo filho. Senti que muito mais mulheres precisavam de informação e conhecimentos embasados em evidência científica, voltar a conectar-se consigo mesma ,ter consciência das suas escolhas e de seu próprio corpo.Quer me encontrar? Venha para os Círculos Feliz Parto todo quarto sábado do mês no Parque dos Eucaliptos em Jacareí - SP , é gratuito! Fica de olho na agenda pelo facebook. Clique aqui: Círculo Feliz PartoOfereço acompanhamento gestacional, parto e pós-parto.Cidades de atuação:São José dos Campos -SP, Jacareí - SP , Caçapava - SP , Santa Branca - SP, Guararema - SP (Demais cidades do Vale do Paraíba - consultar)Instagram: @talita.doulaFacebook Doula Talita MouraContato: talita.moura.doula@gmail.comCelular e WhatsApp : (12)988558828

View Comments

  • Pena que somente após o meu parto que obtive maiores conhecimentos sobre o trabalho de uma doula. A capacidade que a mesma tem de oferecer apoio emocional e físico é indiscutível. As sementes foram plantadas e hoje muitas flores já estão aí ajudando, auxiliando e tornando mulheres cada vez mais fortes!!! Parabéns pelo trabalho

    • Querida Ana, obrigada pelo reconhecimento.

Recent Posts

Roda de conversa para pessoas grávidas

Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…

7 meses ago

Filmes e séries para quem quer o parto normal

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…

1 ano ago

5 perfis valiosos para seguir no instagram

O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…

1 ano ago

Não foi como sonhei, mas foi tranquilo

Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…

1 ano ago

Era meu sonho um VBAC, e consegui!

Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…

1 ano ago

Foi o momento mais feliz da minha vida

Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…

1 ano ago