Categories: Doula

A Doula, o Rebozo e o Parto

Compartilhe:

A doula, o Rebozo e o parto. Fotógrafia  Valéria Tavares.

Conta à lenda que Doula e Rebozo ao se encontrarem se apaixonaram, foi amor à primeira vista, sua teia cheia de cores se apegou nas mãos delicadas e firmes da doula, num casamento perfeito de acolhimento, calor e relaxamento.

Desde então eles dançam em silhuetas geradoras de vida, gerando conexões e auto descobertas.

Massageiam, movimentam cada parte do corpo, abrindo caminhos, equilibrando, o ser, aliviando as dores do trabalho de parto e promovendo uma recuperação poderosa no pós parto de quem escolhe esse casamento para partilhar.

Vale ressaltar ainda que o Rebozo não é um instrumento apenas das doulas, muito pelo contrário no cenário de parto as parteiras e que o incorporaram em seus atendimentos.

Mas afinal o que é esse tecido que tem dado as caras cada vez com maior freqüência nas redes e mídias sociais sendo usado em  mulheres grávidas em suas gestações e parto?

Seria uma encharque? Um lençol?

Não cara leitora, esse tecido lindo, poderoso e cheio de múltiplas funções é o REBOZO.

Sim, sim, sim! Ele é maravilhoso, e vou te contar tudo sobre seus usos na gestação, parto e pós parto.

Definição queridinha por nós:

“Peça de vestuário símbolo da cultura mexicana, o rebozo rodou o mundo associado à imagem de Frida Kahlo, que costumava usá-lo sobre os ombros.”


Frida Kahlo, revista Vogue 1937, fotografia de Toni Frissell

Versátil essa fascinante peça de tecido ganhou diversos usos cotidianos no México, inclusive o de carregar bebês, amarrados ao corpo da mãe.

. O rebozo aplicado pelas mãos amorosas de Doulas, parteiras e outros cuidadores ajudam a mulher e o bebê, pois oferece apoio, conforto, alívio e, no período pós-parto, um retorno ao estado de completude e integridade.

Naolí Vinaver. Texto retirado do livro a técnica do Rebozo Revelada.

TRAMA DE MASSAGEM, RELAXAMENTO E ENTREGA:

Na gestação o que mais desejamos é uma massagem relaxante, para que os incômodos normais de gerar sejam minimizados, não é verdade?

Logo o rebozo pode proporcionar alem de relaxamento, alívio, conforto e bem estar.

È muito comum a Doula usar o rebozo nessa fase gestacional para massagear todo o corpo da gestante, da cabeça aos pés, dando a devida atenção para a pelve e quadril da mulher, com movimentos suaves porem ritmados: músculos são realinhados e relaxados.

Existe ainda um prisma emocional, o rebozo abraça a mulher é como se ela também fosse carregada como o bebê que espera em seu ventre, lançando ali no aconchego do tecido seus medos e ansiedades.

Marido aprendendo a massagear a companheira. Acervo pessoal
Rebozo sendo usado para aquecer a parturiente e sua cria. Acervo pessoal

A dor, A Dilatação e Expulsivo

Um dos coringas de nós Duplas para alivio não farmacológico da dor é usar o rebozo através de técnicas de massagem e posicionamento da pelve e quadril da gestante ajudando assim a diminuir as dores das contrações, e abrindo caminho para a chegada do bebê.

Mãe segura do processo de entrega dilata melhor!

Sabemos que quando a mulher não tem medo do processo fisiológico, ou melhor, compreende que a dor do parto é amiga, que o ambiente que ela vai dar a luz é seguro, é tranqüilo, a dilatação tende a fluir melhor.

O relaxar não é apenas um estado de inércia, mas sim de conhecimento do seu corpo.

O rebozo então não é apenas um aliado de relaxamento, mas sim de força e apoio.

Usamos ainda essa peça para que a mulher tenha uma alavanca para passar o processo de expulsão do bebê, nesse momento o rebozo é tração é empoderamento.

créditos @mfontainefotografia

FECHANDO O CORPO, FECHANDO UM CICLO:

O Rebozo pode ser um excelente aliado no pós parto também.  Como assim?

Existe uma técnica muito poderosa chamada: fechamento de corpo, nela usa-se diversos rebozos para realinhar essa estrutura, que ao logo de 9 meses, passou por muitas transformações, afinal todos os seus órgãos foram realocados na gestação.

 

site holandês (http://www.samhata-massage.nl).

Essa técnica também vem com um simbolismo: pois através dele fechamos o ciclo gestacional e iniciamos o novo, inesperado e empolgante ciclo da maternidade.

Como você pode ver o rebozo pode acompanhar toda a gestação e maternidade da mulher, sua teia, suas conexões falam a cada gesto e novas posições, assim como em todo o processo gestacional você é um ser único e deve receber um cuidado holístico e individual.

Gostou do texto? Ficou curiosa para experimentar as técnicas que o rebozo pode te proporcionar?

Entre em contato então pelo link:https:http://linktr.ee/partejandoamor

REFÊRENCIAS:

Doulas apoiando mulheres, experiência Hospital Sofia Feldman:

fhttps://www.researchgate.net/profile/Marisa_Bastos2/publication/262752114_Doulas_supporting_womem_during_labor_the_experience_of_Sofia_Feldman_Hospital/links/0deec528179d09f2ad000000.pdf

Parteiras Urbanas:

http://www.revistagenero.uff.br/index.php/revistagenero/article/view/200

Parteira Naoli Vinaver:

https://www.amanascer.com/author/naoli/

Google books:

https://books.google.com.br/books/about/A_TECNICA_DO_REBOZO_REVELADA.html?id=BsEzvgAACAAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y

Compartilhe:
Doula Priscila Mautoni Rio de Janeiro - RJ

Fundadora da Consultoria Partejando Amor, radiologista, mãe de um lindo menininho, nascido de um parto tsunâmico que precisou ser instrumentalizado. Como consultora Materna e Doula, meu trabalho e levar informação de qualidade sobre gerar, parir e amamentar. Especialista em alivio da dor de parto, usando métodos não farmacológicos; Pré natal emocional, acompanhamento trimestral. Pós parto emocional e cuidado de quem cuida no puerpério; Consultorias avulsas sobre plano de parto, cuidados com o Recém nascido, curso para casais grávidos. Aromaterapia para indução e trabalho de parto. Doula pelo Gama/ Levatrice .Após acompanhar partos de amigas e ver seus desfechos muitos deles violentos, surge em mim o desejo de levar informação de qualidade para que as mulheres saibam que é possível ter um parto respeitoso e digno.Cidade de Atuações: Rio de Janeiro RJ: Zonal Sul, Zona Oeste, Subúrbio.Instagran: @partejandoamorFacebook: Partejando amor Consultoria.Contato: (21) 98706-8983.

View Comments

  • Parabéns pela excelente postagem. Esse blog é uma benção tanto para as gestantes como para doulas. abraços

Recent Posts

Roda de conversa para pessoas grávidas

Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…

7 meses ago

Filmes e séries para quem quer o parto normal

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…

1 ano ago

5 perfis valiosos para seguir no instagram

O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…

1 ano ago

Não foi como sonhei, mas foi tranquilo

Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…

1 ano ago

Era meu sonho um VBAC, e consegui!

Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…

1 ano ago

Foi o momento mais feliz da minha vida

Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…

1 ano ago