Bom, é muito comum que algumas pessoas pensem que quando defendemos o parto normal humanizado, somos totalmente contra a cesárea e que apedrejamos ou dizemos que mulheres que passaram por cesárea, são menos “mãiinnn”.
Mas não é assim que as coisas funcionam. Na verdade, defendemos que a mulher tem direito de escolha, a partir das informações baseadas em evidências científicas. Acaba que a maioria das mulheres são privadas de fazerem escolhas conscientes e são enganadas por seus médicos, que inventam motivos variados para realizar uma cesariana desnecessária.
É muito importante lembrar, que via de nascimento não é mãezimentro. A forma que seu bebê nasceu, não vai definir o tipo de mãe que você é.
Nesse post você vai encontrar
Cesárea é uma cirurgia de extração fetal que deve ser feita quando o bebê, por algum motivo, não pode nascer de parto normal. Na cesárea, não é a mãe que vai expelir o bebê e sim, o médico que puxa e retira o bebê de dentro do útero. Por esse motivo, dizemos que cesárea não é parto, pois parto é o ato de expelir algo de dentro de si, ou seja, empurrar ou jogar o bebê para fora pela vagina.
Na cesárea, é feito um primeiro corte na pele um pouco abaixo da barriga e depois é feito outros cortes que atingem músculos e outros tecidos, até chegar a parede do útero; onde o médico vai poder ver a placenta, cordão umbilical, bolsa amniótica e o bebê.
A cirurgia é feita com a mulher anestesiada e mesmo anestesiada ela consegue ficar acordada para poder ver o filho quando ele nascer. Recomenda-se jejum de alimentos sólidos, para evitar que a mulher sinta naúses durante o procedimento.
A cesárea é uma cirurgia que salva vidas; segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 15% das mulheres vão precisar passar pelo procedimento cirúrgico.
Existe a possibilidade da cesárea ser eletiva, que é quando a mulher não vai entrar em trabalho de parto, a cesárea costuma ser marcada assim que a mulher entra a termo (acima de 37s) e também existe a cesárea que é intraparto, que é quando a mulher entra em trabalho de parto espontâneo ou induzido, mas por algum motivo, a mulher precisa da cirurgia.
Alguns obstetras desatualizados ou que simplesmente não gostam de acompanhar e assistir parto normal, propagam vários mitos para que as mulheres faça uma cesárea desnecessária.
Eles aproveitam do medo que algumas mulheres tem do parto normal e da confiança que elas depositam neles que faz com que poucas busquem mais informações.
Os mitos para levar a mulher para cesárea são vários, listei só os mais comuns de serem ouvidos.
Normalmente esses mitos são acompanhados pela cesariana eletiva, que é quando a mulher não tem nem a chance de entrar em trabalho de parto. A cesária eletiva só deve ser uma opção quando existe uma indicação real, pois aumenta o risco do bebê nascer prematuro e precisar ir para UTI, o aleitamento materno fica comprometido porque a descida do leite pode ser mais demorada, entre outros malefícios para mãe e bebê.
Na humanização, brigamos para que a mulher seja protagonista desse momento tão especial e único que é o nascimento do bebê. Quem faz o parto, é sempre a mulher. O médico ou enfermeira obstetra só dão assistência, só assistem. E na cesárea, quem faz a cirurgia, é o médico; a mulher fica anestesiada, deitada, sem poder fazer nada.
Sendo assim, é comum dizer que a mulher teve uma cesárea gentil, respeitosa, digna, humana.
Ah Thamy, então você está dizendo que a mulher não é protagonista na cesárea? Isso, porque como dito acima, a cesárea é procedimento cirúrgico e só os medicos podem fazer. A mulher é uma participante passiva nesse momento.
Isso não torna a mulher que passou pela cesárea menos mãe, lembra? São vivências diferentes, histórias diferentes, desfechos diferentes.
No fundo, é mais uma questão de nomeclatura, mas essa nomeclatura é importante, porque as mulheres tem buscado por esse espaço.
A cesárea pode ser mais respeitosa e gentil, quando a mulher está ciente do procedimento, quando ela passa por uma cesárea por indicações reais, quando ela está por dentro de decisões que serão tomadas..
Como já foi mencionado, 15% das mulheres irão precisar da cesárea. E a cesárea pode e deve ser feita da forma mais respeitosa possível. Quando fizer o seu plano de parto, coloque suas escolhas para o caso de ser necessária uma cesárea.
Segundo pesquisas, o Brasil é o país que mais faz cesáreas no mundo. Sendo sua taxa de cesáreas 52% no SUS e 88% na rede privada. Lembram que é só 15% o indicado né?!
Por isso, sempre questione o seu médico, estude, leia sobre parto, assista documentários sobre parto. Infelizmente, não se pode confiar só no GO. Não deixe que outras pessoas tomem decisões por você. O nascimento do bebê é um dos momentos mais importantes e merece sua atenção
Abaixo eu vou deixar alguns links para estudo. Se você tiver alguma dúvida, pode falar comigo por aqui.
Aconselho também assistir o documentário O Renascimento do Parto (tem na netflix)
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…
View Comments
Achei muito interessante, até porque pouco se sabe sobre a real importância de um parto humanizado. Achei importante ressaltar também, que não é menos mãe a mulher que escolhe ter o parto de cesária.
Oi Jessica, fico feliz que tenha gostado. Infelizmente muitos pensam que humanização diz respeito a parir em banheira, e não é sobre isso. E precisamos ressaltar cada vez mais, que é sobre o protagonismo da mulher. E via de nascimento nunca será maezimetro mesmo. 🧡
Adorei o conteúdo.
Muito esclarecedor e quebra muitos tabus e "fake news" que o povo tanto inventa sobre o parto humanizado.
Mas infelizmente o hospital Sofia Feldman fazem as mãe sofrerem bastante falando que é parto humanizado e depois q ela já tentou de tudo da esgotada e não aguente mais empurrar mesmo não tendo dilatação. Com muito custo eles revertem pra Cesária. E olha q isso aconteceu com uma funcionária deles imagina quem não é.
Oi Magali, primeiro precisamos definir o que é parto humanizado. E isso consiste em um parto que a mulher toma suas próprias decisões e está a par do que vai acontecer com ela. O Hospital Sofia Feldman é referência no Brasil em humanização. Ele não deixa as mulheres sofrendo, mas eles não vão fazer uma cesárea desnecessária, infelizmente muitos lugares fazem cesárea s só por prazer mesmo. No Sofia, cesárea só com indicação real. Eu tive minha filha lá, e já acompanhei muitos partos lá. O Sofia é o SUS que dá certo. Não podemos julgar o hospital inteiros por uma pessoa que teve experiência ruim lá.
Mas fico muito feliz que tenha gostado do texto ♥️
Gostei bastante do texto!
Muito obrigada pelo retorno ❤️
Nossa o que mais me incomoda quando se referem a cesárea é quando tratam a mãe que passou por esse procedimento menos digna...amei quando vc ressaltou sobre a forma como o bebê nasce não define uma mãe! Só Deus sabe como é difícil não ter opção para ter o seu bebê!
Oi Talita! Fico muito feliz que tenha gostado. A vida de nascimento realmente nunca será maezimetro. Infelizmente muitas pessoas acabam confundindo.
Texto bastante esclarecedor.
Fico feliz com seu retorno! Obrigada ❤️