Categories: Cesárea

Desproporção céfalo-pélvica, “eu não tive passagem”.

Compartilhe:

Para o bebê sair do corpo da mãe, ele tem que atravessar um longo e, geralmente, lento caminho entre os ossos da bacia materna, mas tanto o corpo da mãe, quanto o do bebê estão preparados para esse momento. Porém, há algumas exceções onde o bebê não consegue fazer esse percurso por um desencaixe dos diâmetros da cabecinha do bebê e da pelve da mãe. Essa condição rara tem nome, mas antes vamos ver as partes envolvidas nesse processo.

A bacia da mulher e a cabeça do bebê
-A nossa bacia é formada por ossos que se prendem uns aos outros por articulações, é ela que vai acomodar o útero durante os nove meses (aproximadamente) que o bebê estiver lá dentro. Uma queixa recorrente das gestantes é a dor no quadril e isso se dá ao fato de que durante a gestação, seu diâmetro é ampliado para acompanhar o crescimento do bebê.

Pelve materna e suas aberturas durante o parto.
Foto: Doula Gabi Gavioli

Lá pro final da gravidez e com mais intensidade durante o parto, a placenta envia para as articulações do quadril e da bacia um hormônio chamado relaxina. Ele faz com que as articulações amoleçam (sensação de estar com o esqueleto solto que faz as grávidas andarem com as pernas mais abertas), proporcionando a flexibilidade dessa região, dando condições para que o bebê consiga se ajeitar entre os ossos e fazer sua trajetória para fora do útero.

-Já a cabeça do bebê, por mais que seja a parte maior do corpo do recém nascido, ela é formada de placas móveis (sabe a moleira? É o “vão” entre essas placas) que durante o trabalho de parto se sobrepõem, para passar no canal vaginal, se acomodando na bacia da mãe e fazendo a trajetória para fora da vida intra-uterina.

Desproporção céfalo-pélvica
Tendo em mente que as partes ósseas relevantes ao parto – bacia materna e

Simulação de uma DCP.
Foto: Doula Gabi Gavioli

cabeça do bebê – são móveis, há alguns raros casos e que a cabeça ou corpo do bebê é maior que o espaço do meio dos ossos da bacia da mãe, o que impede a sua descida e passagem durante o trabalho de parto. Essa condição é chamada de Desproporção cefálopélvica (DCP). Só é possível afirmar esse diagnóstico quando a mulher está em trabalho de parto (nunca antes), com dilatação completa (10 cm) ou quase e há uma parada de progressão, o bebê não desce como previsto por horas a fio mesmo após a realização de manobras e exercícios para ajudar -lo, então é indicada a cesária.

A DCP real acontece com 1 a cada 250 gestantes mas infelizmente muitos médicos alegam essa condição antes de ser comprovada de fato ou pior, antes da mulher entrar em trabalho de parto.

Espere o trabalho de parto para ver se terá DCP

Simulação de uma DCP. Foto: Doula Gabi Gavioli

Ás vezes pode mesmo acontecer de ter uma incompatibilidade entre a cabeça do bebezinho e a pelve da mãe, mas só pode ser comprovada quando se teve uma parada anormal do andamento durante o trabalho de parto. No mais, não é num exame que vai dar pra saber se haverá DCP. Nem um raio x do quadril da mãe ou um ultrassom com a medida da cabeça e o peso estimado do bebê que vai dizer isso. Muito menos o tamanho da mulher, do quadril ou da vagina dela ou a estatura do pai. E o mais importante, não é porque você teve esse diagnostico em uma gravidez que todas as outras terão também, cada gravidez é única assim como cada bebê que vai nascer.

Você pode achar mais informação sobre em:

Cephalopelvic Disproportion (CPD)
http://americanpregnancy.org/labor-and-birth/cephalopelvic-disproportion/

Meu bebê é grande, mas eu sou um mulherão
http://www.maternidadeativa.com.br/artigo5.html

Sistema Reprodutor; Hormônios do parto
https://afh.bio.br/sistemas/reprodutor/4.php

Compartilhe:
Doula Gabi Gavioli (São Paulo-SP)

Sou nascida em São Paulo e os 21 anos vi a vida virando de ponta cabeça com a chegada do meu primeiro filho, Bernardo. 1 ano e 5 meses depois, com o VBAC(parto normal após cesária) domiciliar do Miguel, tive certeza que o lado aveso era o lado certo.

Me formei doula em 2015 e desde entao venho me atualizando e agregando competencias a minha formação, tais como laserterapia na amamentação e pós parto, aromaterapia, spinning babies, rebozo, manipulação de placenta e drenagem linfatica para gestantes.

Amo tricotar e tenho a cozinha-terapia como filosofia de vida:"nada que um bom pão caseiro com manteiga e um café fresquinho nao resolva".

Atendo SP e Grande SP. Você pode me encontrar no:

•Facebook:

View Comments

  • Empaquei nos 9cm e minha filha não descia mais, já estava com aquela cabecinha de cone desde os 6cm, fiz tantos exercícios, tantos e nada. Quase seis horas empacada nos 9cm, fui indicada p cesárea. Estava me perguntando se podia ter feito diferente, mas acredito que não, em 6 horas nenhuma mudança e muitos exercícios. Ela ainda nasceu roxinha e teve que ir p o oxigênio. Talvez no próximo o desfecho seja diferente...

  • Fiz indução de parto e quando estava com dilatação total minha filha não descia, foram fazer cesárea e hj fui ver que colocaram que tenho desproporção cefalopelvica, se no futuro engravidar novamente essa condição continua?

Recent Posts

Roda de conversa para pessoas grávidas

Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…

7 meses ago

Filmes e séries para quem quer o parto normal

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…

1 ano ago

5 perfis valiosos para seguir no instagram

O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…

1 ano ago

Não foi como sonhei, mas foi tranquilo

Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…

1 ano ago

Era meu sonho um VBAC, e consegui!

Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…

1 ano ago

Foi o momento mais feliz da minha vida

Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…

1 ano ago