Ah a pega correta… Quando a gente está grávida e/ou logo que o bebê nasce a coisa que mais escutamos sobre amamentação é: “você tem que conseguir a pega correta do bebê pra amamentar sem dor”. Mas que raios é esse tal pega correta? Ela é mesmo tão importante? E como a gente consegue ensinar o bebê a pegar certinho?
Essa e outras perguntas serão devidamente respondidas nesse texto que é o segundo da série sobre preparação para amamentação que estou escrevendo semanalmente aqui no blog.
É bacana você ler o primeiro https://blog.casadadoula.com.br/2019/01/21/o-que-toda-gravida-deveria-saber-sobre-amamentacao/, pois os textos são complementares e ficará mais tranquilo de você estar mais segura e preparada quando o bebê estiver plugado em você! Bora lá…
Nesse post você vai encontrar
A maioria dos textos sobre a amamentação nos fala da importância da pega correta para evitar a dor e as temidas fissuras (ou rachaduras) mamárias, que são aqueles machucados doloridíssimos que acabam acontecendo no mamilo quando o bebê não está abocanhando o seio da mãe corretamente ou se ele tem alguma dificuldade orofacial (língua presa, por exemplo).
Porém os benefícios da pega correta na amamentação vão muito além de evitar a dor e as fissuras… Confira as mais importantes:
É quando o bebê consegue abocanhar o seio para além do “bico”, estimulando corretamente a mama e fazendo uma boa transferência de leite materno. As 7 principais características para avaliar se a pega está correta são:
Nesse vídeo a explicação esquemática das características da pega correta:
No tópico anterior vimos um check list com as principais características da pega correta. Agora vamos ver o que fazer para ensinar o bebê a pegar direitinho ou para corrigir caso ele esteja pegando errado.
Lembre-se que por ser um processo aprendido, muitas vezes você irá ter que tirar o bebê do seio (cuidado pra não se machucar!) muitas vezes e não há nada de errado com isso.
Tenha paciência, pois eles aprendem muito rápido e logo, logo seu rebento será capaz até mesmo de fazer “mamasutra” em diversas posições inusitadas.
Os primeiros 15 a 30 dias iniciais costumam ser os mais desafiadores nesse processo de aprendizado. Vamos aos segredos então?!
Você vai fazer um sanduíche com a área da aréola que o bebê vai abocanhar. Quando o bebê estiver com a boca bem aberta, você direciona a preguinha até a boca do bebê e conduz gentilmente a cabeça do bebê até o seio ao mesmo tempo.
Confira a demonstração da técnica nesse vídeo do canal do YouTube “Amamentar é”, com a maravilhosa Bianca Balassiano, Consultora Internacional de Amamentação:
https://blog.casadadoula.com.br/2018/10/19/verdade-ou-mito-chupeta-atrapalha-amamentacao/
Lembre-se que apesar de ser importante, a pega incorreta está longe de ser a única alteração possível no processo de amamentação. Por isso a importância da avaliação de um profissional qualificado.
O Consultor em Amamentação irá avaliar o bebê, você e a díade mãe-bebê (como vocês estão funcionando juntos!), diagnosticando a origem da dificuldade e sugerindo condutas adequadas a cada caso. Saiba mais sobre o papel do Consultor em Amamentação aqui:
https://blog.casadadoula.com.br/2018/01/18/voce-nao-precisa-de-ajuda-profissional-na-amamentacao/
Quanto antes essa ajuda for buscada melhor, já que as consequências de uma pega incorreta ou qualquer outra dificuldade de amamentação é muito minimizada quando a ajuda acontece cedo, tendo menor impacto na saúde física das mamas, no aprendizado do bebê em mamar, no seu ganho de peso e saúde em geral, e principalmente na saúde emocional da mãe que amamenta…
Há, inclusive, consultores em amamentação e doulas que realizam atendimentos de orientação em amamentação para grávidas ainda na gestação. Caso você tenha a possibilidade de fazer, esse é um investimento que vale muito a pena!
E para fechar com chave de ouro, outro vídeo da Bianca Balassiano que gosto muito de compartilhar com as minhas clientes. Dessa vez ela deu uma entrevista muito bacana para o canal do YouTube “Mães do Peito”. Nos vemos na próxima semana pra falarmos sobre as principais dificuldades em amamentação e o que fazer em cada uma delas!
http://www.scielo.br/pdf/rpp/v33n3/0103-0582-rpp-33-03-0355.pdf
http://residenciapediatrica.com.br/detalhes/115/aleitamento-materno–tecnica–dificuldades-e-desafios
http://www.scielo.br/pdf/rpp/v35n3/0103-0582-rpp-2017-35-3-00004.pdf
https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/aleitamento-materno-posicionamento-pega.pdf
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10195/000595508.pdf?sequence=1
http://www.redeblh.fiocruz.br/media/albam.pdf
http://www.redehumanizasus.net/sites/default/files/de_mae_para_mae.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mundo_saude/amamentacao_conhecimento_praticas_gestantes.pdf
file:///D:/Larissa/Downloads/febrasgoamamentacao2018manual-181017140601.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…