Elas nos acompanham desde o nascimento, desenvolvem-se na adolescência e durante a gestação e especialmente no pós-parto tem um papel importantíssimo, a nutrição do seu bebê! Sem mais delongas, com vocês… os seus Peitos! Também chamados de seios, mamas e outros apelidos por aí…
A imagem acima mostra a visão anatômica das mamas (puxa, tá espanhol… calma! farei as devidas traduções!). Olhem que lindos nossos peitos!!!
Mamilos (Pezón): Polêmicos ou não é aonde estão os poros mamilares que é por onde vai sair o colostro primeiro e depois o precioso leite materno. Também podem ser chamados de Papilas Mamárias.
Aréola (Areola): Região circular em volta do Mamilo, geralmente a cor é mais escura. Durante a gestação pode aumentar de tamanho e ficar ainda mais escuro e após o aleitamento pode ficar mais clara. Também estão aí os Tubérculos ou Glândulas Areolares de Montgomery que são glândulas sebáceas que liberam uma substância oleosa que lubrica e protege a aréola e o mamilo.
Seios Lactíferos (Senos Lactíferos): Junção dos canais lactíferos, apresenta uma “dilatação”, que é como se fosse uma pequena bolsa, antes do mamilo. Encontram-se abaixo da aréola.
Canais Lactíferos (Conductos Lactífero): Sistema de drenagem do leite produzido nos alvéolos até os seios lactíferos.
Lóbulos (Lóbulos): são os conjuntos de alvéolos.
Alvéolos (Lobulillos con los Alveolos): Agora sim a parte mais legal! Local onde o precioso leite é produzido! São envolvidos por células mioepitelias trançadas como um cesto. Quando a nossa conhecida Ocitocina entra em ação, estimula uma contração no alvéolo encaminhando o leite para os canais lactíferos que segue até o mamilo. (Não é demais?!). Durante a gestação a Placenta libera hormônios (estrógeno e progesterona) que inibem a lactação, por este motivo que apenas após o nascimento é que temos uma produção maior de leite.
Não, péra! Ainda não acabou
Ligamentos Suspensórios (Ligamentos Suspensorios): São ligamentos (tecido conjuntivo fibroso) que ajuda na sustentação das mamas.
Tecido adiposo (Tejido Adiposo – Grasa): É isso mesmo, gordura. Preenche todos os espaços da mama e facilita o deslizamento da mama sobre o músculo.
Músculo Peitoral (Músculo Pectoral): Parte Muscular da região do peito.
Também temos vasos sanguíneos e linfáticos, glândulas linfáticas (que se estendem até a região das axilas), e abaixo dos músculos os ossos que compõem a caixa torácica (costelas e esterno)
E tudo isso para quê?
É importante conhecermos como nosso corpo funciona, isso nos deixa mais seguras e atentas (olha o tal do empoderamento aí) às mudanças que o período da gestação e pós-parto nos trazem. Mas, mais que tudo isso, é para que você mulher ou acompanhante de uma puérpera possa ajudar e apoiar as escolhas destes momentos.
Calma que tem só mais um pouquinho! (Juro)
Este texto também é para falar da Campanha Outubro Rosa, o mês oficial de luta contra o câncer de mama!!! Então conhecendo um pouco da anatomia dos nossos peitos, ajuda bastante na hora de realizar o auto-exame!
Mulheres, cuidem-se! #outubrorosa
Hey! Caso queira receber informações sobre as atividades que organizo é só clicar aqui
Meu nome é Jacqueline, moro em Santo André - SP, tenho 34 anos, sou Doula Parto e Pós- Parto, Professora de Yoga para Gestantes, Placenteira e Consultora em Aleitamento Materno. Sempre gostei deste mundo da maternagem e quando descobri o que era uma Doula e que eu podia ser uma, encontrei meu lugar!Faço parte da ColetivA Doulas do ABCDMRR e organizo junto com a Doula Karen Aparecida, a Roda de Gestantes e Doulas no ABC que acontece quinzenalmente na cidade de São Bernardo do Campo-SP.