Categories: Amamentação

Pega Correta

Compartilhe:

Pega Correta

A amamentação é um ato fisiológico, mas apesar de ser natural para os bebês a sucção, nós mulheres nutrimos nossos filhos de acordo com o que aprendemos culturalmente. Atualmente, vemos muitas recomendações  e costumes contraditórios, baseadas em bebês que usam fórmulas lácteas. Muitas vezes as mulheres recebem pouca ou nenhuma orientação sobre amamentação e acabam tendo dificuldades por questões comuns e de simples resolução.  A primeira delas, talvez a origem da maioria dos problemas com a amamentação, é o correto posicionameto do bebê no seio materno, a famosa pega.

A pega correta do bebê na mama previne fissuras nos mamilos, possibilita o esvaziamento adequado das mamas e contribui para uma boa produção de leite. Nela o mamilo deve ficar no fundo da boca do bebê para não ser machucado durante a sucção. O bebê deve abocanhar a maior área possível da aréola, pois é onde estão concentrados os seios lactíferos (bolsinhas que guardam o leite). Assim o bebê se cansa menos e mama mais leite, e a amamentação é mais prazerosa para a mãe.

Foto: Instituto de Saúde CIP/SES-SP

Onde e quando oferecer o seio

Acertar a pega pode ser difícil no início, então é ideal estar confortável, em um lugar tranquilo e com privacidade.  Também é importante observar os sinais anteriores ao choro de que o bebê quer mamar (virar a cabecinha e abrir a boca, por exemplo), evitando ter um bebê muito irritado no momento da mamada. Quando isso acontece é necessário acalmar primeiro a criança antes de iniciar a amamentação. Cante, embale, converse com ela.

 

É importante observar os sinais de que o bebe quer mamar, eles comecam muito antes do choro. O bebe geralmente vira a cabecinha, ou abre a boca, por exemplo. Se o bebe comeca a chorar de fome, o ideal é acalmá-lo antes de iniciar a amamentação, cante, embale, converse com ele, assim a amamentação se torna mais agradável para os dois.

 

Preparação das mamas

Uma dica para facilitar a pega é massagear a mama fazendo movimentos circulares com os dedos antes de amamentar, uma mama macia facilita a pega. Nos primeiros dias da descida do leite maduro (apojadura) é comum ter as mamas muito cheias, nesse caso pode ser interessante, além da massagem, ordenhar um pouco de leite para tornar o mamilo mais macio antes de começar a mamada.  Aprenda no YouTube técnicas de ordenha manual.

Posicionamento do bebê e das mãos 

Antes de começar a amamentar, é interessante que você tenha apoio de travesseiros ou almofadas de amamentação para movimentar o bebê com menos esforço. Uma dica para posicionar o bebê com mais facilidade é trocar a posição tradicional das mãos, como na foto abaixo. Outras posições que facilitam o controle do bebê são a invertida e o cavalinho.

Foto: Pixabay

A barriga do bebê deve estar de frente para você. Enquanto uma mão apoia a cabeça do bebê, a outra segura a mama com os dedos em formato de C. Uma maneira de facilitar a pega é pressionar a região logo acima da aréola com o polegar para que o bebê pegue primeiro a parte inferior da aréola. Para mamas muito grandes ou mamilos invertidos uma dica é formar uma pinça no limite da aréola com o indicador e o polegar para ajudar o bebê a abocanhar o seio.

Passo-a-passo para acertar a pega:

-Com o bebê de frente para você, passe o mamilo na boca e queixo do bebê algumas vezes e espere até que ele abra bastante a boca.

-Quando a boca estiver bem aberta, leve o bebê até a mama. Alinhe o queixo do bebê com a parte inferior da aréola e mire o mamilo no seu nariz para que o encaixe aconteça da parte inferior para a parte superior da aréola, dessa forma o bebê pegará mais aréola e menos mamilo. Pressionar com o polegar a região acima da aréola é a maneira mais simples de promover todo esse encaixe.

-Percebeu que o bebê pegou errado? Com calma, retire o vácuo com o dedo mindinho pra não machucar o mamilo e comece novamente.

Quando a pega está correta o bebê tem os lábios virados para fora (boca de peixinho), faz movimentos ritmados, tem as bochechas cheias e de vez em quando faz barulhos de que está engolindo leite.

Foto: Mama Natural

Achou difícil? Experimente amamentar deitada com a barriga para cima e o bebê de bruços por cima de você, como na ilustração abaixo. Nessa posição, a mãe pode ficar mais relaxada, o bebê tem mais liberdade de movimento e a gravidade costuma tornar tudo muito mais fácil.

Foto: La Leche League

Evite acessórios como mamadeiras, bicos de silicone ou chupetas, que podem causar confusão de bicos e dificultar a pega do bebê. Em caso de maiores dificuldades, procure os Bancos de Leite Humano ou consultoras em amamentação. 

Referências

The Womanly Art of Breastfeeding. La Leche League International, 8th Edition, 2010.

Está com dificuldades para amamentar? 4 dicas para facilitar o processo + o que evitar. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.vix.com/pt/maes-e-bebes/549214/esta-com-dificuldades-para-amamentar-4-dicas-para-facilitar-o-processo-o-que-evitar

Compartilhe:
Doula Herlane Barros (RJ)

Doula, educadora perinatal e advogada com capacitação para casos de violência obstétrica atuando no Rio de Janeiro-RJ.

Instagram: @douladobem

Facebook: @douladobem

E-mail: douladobem@gmail.com

Whatsapp: (21) 98843-3399

Recent Posts

Roda de conversa para pessoas grávidas

Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…

7 meses ago

Filmes e séries para quem quer o parto normal

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…

1 ano ago

5 perfis valiosos para seguir no instagram

O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…

1 ano ago

Não foi como sonhei, mas foi tranquilo

Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…

1 ano ago

Era meu sonho um VBAC, e consegui!

Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…

1 ano ago

Foi o momento mais feliz da minha vida

Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…

1 ano ago