Saber quando o leite “vira água” é uma dúvida de muitas pessoas que amamentam. Para te responder o momento exato em que o leite “vira água”, aquele momento em que o “leite se torna fraco” para o bebê ou “insuficiente” para mantê-lo saciado, eu trouxe algumas explicações simples sobre o leite materno e sua utilidade no desenvolvimento do bebê.
Nesse post você vai encontrar
Existem situações que comumente são associadas ao momento em que o leite “vira água”. Veja abaixo:
Essas situações são popularmente conhecidas, porém, elas não têm embasamento científico algum! Ou seja, elas não são reais e vou te explicar agora o motivo.
O leite materno humano é o alimento mais rico para o bebê humano. Nenhum outro alimento é tão completo e nutritivo como ele. Tenha em mente que todos os mamíferos no mundo, inclusive com os humanos, produzem o melhor leite para o seu filhote. Isto é, o leite da vaca (ou da cabra ou da búfala) não é mais forte para o bebê humano do que o leite da própria mãe.
Segundo o Ministério da Saúde,
“Apesar de a alimentação variar enormemente entre as pessoas, o leite materno, surpreendentemente, apresenta composição semelhante para todas as mulheres que amamentam do mundo. Apenas as com desnutrição grave podem ter o seu leite afetado na sua qualidade e quantidade”
Desnutrição grave, viu? Não é uma mulher que perdeu peso rápido após o nascimento do bebê, ou uma mulher que sempre foi magrinha.
E mais: o leite produzido pela mãe é o melhor para o próprio filho, pois atende as demandas específicas de cada fase da vida dele! Isso acontece porque a natureza é muito sábia e permite que o corpo de quem amamenta capte as necessidades do seu bebê através de percepções que nem a própria ciência consegue explicar plenamente. Aqui vão alguns exemplos:
Colostro: O bebê nasce e o primeiro leite que ele consome se chama Colostro – aquele, da hora de ouro, a primeira hora de vida. É um leite mais grossinho, amarelado e produzido em pouca quantidade, mas extremamente nutritivo. Ele atende as demandas do bebê que, nos primeiros dias, ainda está aprendendo a mamar, que mama por pouco tempo, mas que se mantém bem nutrido por horas!
Apojadura: Após dias do nascimento acontece a descida do leite, uma grande produção de leite para o corpo entender o quanto o bebê precisa comer. O nome desse evento é Apojadura. Depois de uma semana, essa super produção vai se regulando e passa a ser estimulada pela demanda do bebê. Ou seja, quanto mais o bebê mama, mais leite será produzido. Quanto menos ele mama, menos leite será produzido.
Leia também: por que meu peito dói? Apojadura.
Bebê doente: Quando o bebê está doente, o corpo da mãe capta essa informação e dá uma turbinada no leite para aumentar a imunidade do bebê. Tudo isso de acordo com o que ele tem: seja uma gripe ou uma inflamação. Bebês na UCI ou UTI que tem contato pele a pele (I love you, Método Canguru) também tem esse privilégio quando podem ser alimentados diretamente no seio ou pela oferta do leite por sonda nasogástrica ou copinho. Segundo estudos, o leite materno além de nutritivo é reconhecido como uma intervenção para alívio da dor de recém-nascidos prematuros.
O problema do “leite que vira água” é gente falando água. Conheça algumas explicações para as situações apresentadas no início desse texto:
Quando existe um problema?
Se amamentar está sendo dolorido ou te faz ter dúvidas sobre a produção e qualidade do teu leite, entre em contato com um profissional que possa te dar suporte especializado em amamentação.
Existem situações que podem influenciar a amamentação e a nutrição do seu filho:
Leia também: o bebê nasceu, e agora? Conheça 10 benefícios da hora de ouro para toda a vida.
Todas, exatamente todas as situações ditas tem soluções. Você pode encontrar a ajuda necessária em bancos de leite humano ou com profissionais do aleitamento, como consultoras e apoiadoras do aleitamento materno. Se você precisa de uma força com a amamentação e for de Pernambuco, pode falar comigo através dos contatos aqui.
E se você quer amamentar, lembre que:
BRASIL. Saúde da Criança – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Ministério da Saúde. 2015. (clique aqui)
OMS. Dez etapas para o sucesso da amamentação (revisado em 2018). Organização Mundial da Saúde. 2018 (clique aqui)
UNICEF. Aleitamento Materno. (clique aqui)
BRASIL. Atenção à Saúde do Recém-Nascido. Ministério da Saúde. Vol. 2 (clique aqui)
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…
View Comments
Muito bom gosto da respostagem
Obrigada, mulher