Nesse post você vai encontrar
Se existisse uma receita pronta para a amamentação, com certeza, paciência e persistência seriam ingredientes indispensáveis. O ingrediente que eu dispensaria após a experiência de amamentar, romantismo. Sinto muito em dizer, não existe romantismo.
Existem duas pessoas com um laço de sangue que acabam de se conhecer e que, vão aprender muito, nenhum mais do que o outro, mas juntos, e muito sobre si e sobre o outro. Começando pelos inúmeros benefícios que o aleitamento materno oferece para você e seu bebê. Então, anota aí ingredientes que não podem falta nessa receita: paciência, persistência e pega correta.
A pega correta é o exercício mais valioso para aprender a amamentar. Exato, não é por que nascemos mulheres que sabemos desde sempre amamentar. E o tipo de parto também não determina se você conseguirá. Pode ser cesárea, parto normal, natural, em casa de parto, domiciliar ou até mesmo natural dentro da cachoeira. Para amamentar, você precisa aprender a amamentar para então ensinar seu bebê a mamar.
No início pode ser desajeitado, mas com uma boa dose de insistência tudo vai se encaixando. Desejei amamentar meu bebê na primeira hora de vida, mas depois de algumas tentativas percebi que não conseguiria, eu estava de pernas bamba e ainda muito eufórica, e acho que tinha gente além da conta para esse momento. A psicoterapeuta Laura Gutman em seu livro “A maternidade e o encontro com a própria sombra” refere-se à lactação comparando-a ao ato sexual: “Amamentar o nosso filho será simples se nos dermos conta de que é semelhante a fazer amor: no princípio precisamos nos conhecer. E isso se consegue melhor estando sozinhos, sem pressa”.
Antes da pega correta, é importante dizer que o leite pode demorar de 72 a 96h após o parto para descer e antes da descida do leite, vem o colostro, que é a primeira e melhor vacina para o bebê. Tem aspecto viscoso e cor amarelada.
No começo, pela mama não estar adaptada à amamentação pode existir: incômodo, ardência e sensibilidade. Nesse caso, tomar sol ou passar o próprio leite do peito já pode aliviar.
Já a pega, é a forma como o bebê ira “pegar“ e mamar a aréola da mama, exato, o bebê mama aréola e não bico, e essa pega pode ser determinante para a amamentação. Pois a feita de maneira incorreta pode causar: dor ao amamentar (rachaduras e/ou feridas nos seios), ingurgitamento (seios empedrados), mastite, baixo ganho de peso do bebê.
Sabendo que você deverá conduzir a pegada, atente como ofertar a mama ao bebê:
No vídeo abaixo você pode perceber os detalhes de como fazer uma “pinça” para facilitar então a boa pega para o bebê.
Imagem com sinais de uma pega correta.
Agora veja o que acontece internamente quando existe uma boa pega, repare que assim o bebê tem uma quantidade maior de leite a sugar.
E por saber que a pega correta determina muito no aleitamento materno, também explica a recomendação de não oferecer bicos artificiais, como: chupetas e mamadeiras. Bicos artificiais causam confusão de bico e desmame precoce. O seio tem uma forma única e nenhuma mamadeira pode imitar ou simular.
Da mesma maneira que nenhuma fórmula de leite artificial pode igualar em vitaminas e nutrientes o leite materno, que é único e exclusivo, o leite materno é o primeiro alimento mundialmente reconhecido, e todas suas vitaminas e poder nutritivo foram estudadas apenas em partes pela sua complexidade surpreendente benéfica. Eu poderia escrever muito mais nesse post, são muitas as qualidades do leite materno.
Mas o meu maior encanto pelo aleitamento materno vai além do poder nutritivo e exclusivo. Amamentar aumentou o vínculo entre eu e meu bebê. Foi alimento que acalentou e acalmou. Serve não só para o corpo, mas também para a alma. Isso explica uma frase que nos dá informação além da boa pega, é de Frederick Leboyer que diz: “Ser carregadas, embaladas, acariciadas, tocadas, massageadas, cada uma dessas coisas é alimento para as crianças pequenas. Tão indispensáveis, se não mais, que vitaminas, sais minerais e proteínas. Quando são privadas de tudo isso e do cheiro e do calor e da voz que tão bem conhecem, as crianças, ainda que estejam fartas de leite, se deixam morrer de fome.”
Até mais
Alê Menezes Doula
Você pode ler mais em estudos científicos sobre. Essas foram minhas referências:
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…
View Comments