Você sabe o que é Arte Gestacional?

Compartilhe:

Hoje vamos conversar sobre a arte gestacional. Você sabe o que é?

A arte gestacional ou pintura gestacional é mais comumente vista como uma pintura feita diretamente na barriga da gestante, podendo ou não ser acompanhada do belly mapping (mapeamento de barriga) que ajuda a dizer a posição real do bebê na barriga da gestante, sem o uso do aparelho de ultrassonografia. Esse método também é oferecido com o nome de ultrassom ecológico.

Não entendeu nada? Vamos por partes. (e imagens)

Belly Painting (pintura de barriga)

A pintura é feita de acordo com o gosto da gestante e habilidade da artista que executa. Muitas doulas oferecem esse serviço como um mimo extra para a sua gestante. Algumas artistas plásticas fazem esse trabalho que é idealmente feito na despedida de barriga da mamãe ou no chá de bebê, ocasiões que normalmente existe um fotógrafo para registrar essa arte de forma permanente.

Fonte: Amarternar

Além da pintura, você pode realizar um decalque da barriga para guardar de recordação. Utilizando uma fralda de bebê branca ou outro tecido de algodão.

Decalque de barriga feito durante o workshop ministrado por mim em fevereiro de 2019.

Belly Mapping (mapeamento de barriga ou ultrassom ecológico)

Belly mapping é a técnica de mapear a posição do bebê na barriga da gestante sem usar equipamento técnico. É feito de forma bem simples, apalpando a barriga até que se encontre a cabeça e/ou a coluna do bebê e assim conseguir saber onde ele está naquele momento na barriga da mãe. Após localizado, pode-se pintar na barriga o bebê na mesma posição e registrar com fotos. Nessa ocasião, caso seja de conhecimento da doula, pode-se realizar trabalho de rebozo e spinning babies. Essas técnicas também visam auxiliar a mudar a posição do bebê, em favorecimento do parto natural. Na primeira, é utilizado um pano que é chamado de rebozo e movimentos ritmados para estimular que o bebê vire naturalmente no útero da mãe. Na segunda, são técnicas de posicionamento da mãe que podem ser feitas em casa seguindo a orientação do site ou mesmo acompanhado de uma pessoa que conheça os movimentos. Ambas são técnicas conhecidas e com muitas alternativas não só para esse momento específico. Recomendo visitar os sites para uma leitura mais aprofundada sobre o assunto ou entre em contato comigo para saber como essas técnicas podem auxiliar no seu parto.

Site

Fonte

Belly Casting (molde da barriga em gesso)

Nesse caso, seria o molde de gesso que muitas famílias optam em ter. Aqui o céu é o limite, assim como a criatividade. Consiste em basicamente, produzir um molde em gesso (geralmente a gaze gessada é utilizada) e uma artista posteriormente trata esse gesso e pinta de acordo com a vontade da gestante. Pode-se fazer uma luminária, um quadro ou simplesmente pendurar direto na parede. É uma lembrança super bacana desse momento da vida da mulher.

Gostou e queria fazer também? Esses trabalhos de arte são realizados por mim e caso você tenha interesse, entre em contato:

https://linktr.ee/margotdoula

Instagram @doulamargot ou @amarternar_

faceboook.com/amarternar

email: margotdoula@gmail.com

 

Fonte da imagem

Acolhimento e amor

Considero a pintura da barriga uma parte importante dentro do meu trabalho de doula. Principalmente com as mães de primeira viagem, ela auxilia a visualizar o bebê que está à caminho. É um momento bonito de conexão mãe-bebê, que trás para o mundo real a imagem desse ser que está em formação dentro da barriga da mãe. Gosto de realizar essa pintura durante um chá de bençãos, porém também é legal fazer no chá de bebê ou na despedida de barriga. A pintura artística é muito bonita, mas o importante é o significado que aquele momento vai ter para a mulher. Na minha primeira gestação, eu não conhecia ninguém que fazia pintura. Então minhas amigas e minha sogra foram as responsáveis por pintar minha barriga.

Chá de bençãos – acervo pessoal

Achei lindo. É seguro?

Vale aqui lembrar que todo o material utilizado tem que ser atóxico para não prejudicar a gestante. Os materiais que utilizo são próprios para a pele, de marcas confiáveis e à base de água. Verifique se o profissional que você está contratando utiliza o material correto para evitar qualquer problema de saúde.

Quero aprender! Como faço?

Se você tem vontade de aprender também, entre em contato. Ainda não temos turmas previstas mas trabalho no regime de mentoria. Podemos agendar uma aula particular, caso seja do seu interesse aprender para fazer com suas clientes. Caso você seja fotógrafo/a e quer fazer uma parceria, entre em contato!
https://linktr.ee/margotdoula

E vcs? Já pensaram em fazer alguma dessas? Conta aí! 😉

Fontes consultadas:

A técnica do rebozo revelada – Naoli Vinaver
https://www.amanascer.com/produtos/livro-a-tecnica-do-rebozo-revelada/

Spinning babies
https://spinningbabies.com/

Foto em destaque: acervo pessoal  e @nayaralucide (foto da direita)

Doulas recomendam:

Medo do Parto? O Parto é uma das experiências mais INTENSAS e TRANSFORMADORAS que uma mulher pode ter em sua vida. É natural sentirmos medo de um momento onde temos ...
Posso praticar atividade física durante a gestação... Quando descobrimos a gestação, palpites e conselhos chegam de monte:    não pode isso, não pode aquilo. Atividade física nem pensar... E sempre quere...
Minha barriga fica dura – O que é isso? Muitas gestantes começam a sentir a barriga endurecer por volta da 20ª semana de gestação e se assustam pensando ser o início de um trabalho de parto ...
Sangramento na gravidez Já te falaram que sangramento no início da gravidez é relativamente comum? Que o sangramento no início da gravidez pode ocorrer com certa frequência n...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *