O que levar na mala de maternidade?

Compartilhe:
  1. Quando vai chegando o último trimestre de gestação uma dúvida começa a pairar no ar e preocupar as gestantes: o que eu preciso levar na mala de maternidade?
  2. http://www.blog.saude.gov.br/

Como doula é uma pergunta que sempre escuto e agora vou passar um manual básico para você seguir e não se preocupar tanto com essa parte tão gostosa que é preparar as coisas para a chegada dos nosso filhotes!

Calma dá tempo de arrumar a mala de maternidade e essa tarefa pode ser  feita com tranquilidade e curtição, porquê fala sério? Só de ver aquelas roupinhas fofas e lindas ficamos bobas e começamos a materializar seu bebê  – imaginar como ele ou ela será!!

Tricô

A primeira coisa ligue no hospital que irá ter seu bebê e veja o que eles oferecem durante a sua estádia, isso evita levar mais coisa que o necessário! Outra coisa deixar lavadas e passadas as roupinhas RN e P do seu bebê, isso normalmente recomendo que seja feito na 30º semana!

A mala da maternidade não precisa ser muito grande, uma mala pequena de viagem (mala de mão) –  uma para gestante e seu acompanhante e outra para o bebê! Não se preocupe tanto em comprar algo caro e extremamente especial, pense em uma mala que irá usar em futuras viagens com seu bebê, algo que reaproveite!

Tenha em mente que em partos normais, normalmente, a alta é feita em 24 horas e em caso de cesariana, em 48 horas. Vale ressaltar que essa é uma orientação geral,  a alta médica dependerá das condições da dupla mãe e bebê.

O ideal é que a partir da semana 32 você já comece a deixar as malas organizadas. De acordo com estudos, partos prematuros, abaixo de 37 semanas de gestação, são 11,7% dos nascimentos no Brasil. A maioria dos partos pode ocorrer entre 37ª  a 42ª  semanas de gestação, quando os bebês são considerados a termo!”.

Vamos a mala do bebê: 

Thay Naila

Para facilitar a organização das roupas do bebê separe as  trocas em saquinhos etiquetados com  “1ª Troca” ou “Dia 1”, e o da “Saída da maternidade”  siga da mesma maneira para os demais saquinhos, até você ter todos os kits montados, deixe kits extra em casa, caso precise que alguém busque já estarão arrumados . Em cada um deles, separe um conjunto de roupas contendo macacão, body, calça, meias, luvas e toquinha.

Lembre-se sempre, os recém nascidos nunca vestiram roupas, priorize peças confortáveis e macias, sem frufrus, golas e fitas… e muito importante, se atente ao clima da época do nascimento!

Kits montados, separe duas mantas e um cobertor grosso (se sua cidade for fria), tolha de banho, sabonete neutro líquido de sua preferência, uma escovinha de cabelo e um pacote de fraldas RN.

Mala da gestante/mãe e do acompanhante:

A mala nesse caso se divide em duas partes, parto e pôs parto!

Sim! Tem roupa para o parto, mesmo que no final a maioria das mulheres fiquem nuas ou só de top!

Para o parto é preciso pensar em algumas roupas, sempre índico que sejam peças de duas partes, pois facilita para a doula levantar e massagear a lombar!

Nesse caso, separe:

  • 2 tops ou parte de cima de biquíni;
  • Chinelo de borracha;
  • Um par de meia bem quentinha;
  • Lacinhos ou prendedor de cabelos;
  • Um conjunto confortável de sua preferência: camiseta, calça ou shorts!
  • 2 a 3 tolhas, ou um roupão e duas toalhas, caso o hospital não ofereça( essas serão para te secar nas idas e vindas do chuveiro ou da banheira);
  • Uma pasta com seus documentos pessoais, exames, cartão de pré natal e plano de parto;

Outra coisa, leve  alguns suprimentos para o parto! Normalmente, índico deixar uma frasqueira térmica pequena com algumas guloseimas e bebidas (chocolates, barrinhas de cereais, biscoito, sachês de mel, água de cocô e suco de caixinha, por exemplo) e uma squeese de água!

Importante! Quando iniciar o trabalho de parto,  deixe uma roupa e sapato que queria ir para o hospital no jeito! Para que na hora de contração intensas a única coisa que você precise pensar será em como irá vesti-lá! RS…

Para o pós parto, índico sempre pijamas o mais confortáveis possível! E sempre com abertura para amamentação! Serão necessários:

  • 3 ou 4 pijamas ( dois por dia, pois caso se sujem de sangue ou leite, poderá trocar);
  • 2 roupas ( uma para sair do hospital e uma extra);
  • Um casaquinho de frio;
  • Um pacote de Roupa íntima com proteção Plenitud (opcional, mas vai por mim… Você se sentirá muito confortável por conta do sangramento pós parto) ou absorventes pós parto;
  • Uma bolsinha com seus produtos de higiene e beleza;

É aconselhável também levar uma ou duas troca de roupa para o acompanhante, lembro sempre de ter uma calça e um sapato fechado ( caso o parto evolua para uma cesariana, ele precisará de estar vestido e adequadamente);

Bem, é isso! Malas prontas! Ansiedade diminuída sem essa preocupação… Agora é esperar o seu pequeno dar os sinais  ou melhor, contrações… Para vir ao mundo e você ver, depois do delicioso contato pele a pele, o seu bebezinho  com aquela troca de roupa lindona separada com tanto amor!

Unochapecó GIF - Find & Share on GIPHY

Observação importante!! Deixe a sua mala e a mala do bebê no mesmo lugar! Tem pai ou acompanhante que na hora da correria de ir para o hospital só pega uma!!! RS…..

Referência Bibliográfica:

PORTARIA Nº 2.068, DE 21 DE OUTUBRO DE 2016, Ministério da Saúde – http://www.lex.com.br/legis_27204912_PORTARIA_N_2068_DE_21_DE_OUTUBRO_DE_2016.aspx

OLIVEIRA, Laura Leismann de; GONCALVES, Annelise de Carvalho; COSTA, Juvenal Soares Dias da e BONILHA, Ana Lucia de Lourenzi. Fatores maternos e neonatais relacionados à prematuridade.Rev. esc. enferm. USP [online]. 2016, vol.50, n.3, pp.382-389. ISSN 0080-6234. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000400002. 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.