Como ter sucesso na amamentação

Compartilhe:

Não existe fórmula magica ou manual de instrução para cuidar de um bebê recém-nascido. Uma das grandes dúvidas das gestantes que eu acompanho é sobre a amamentação.

O que fazer ou como fazer para conseguir amamentar seu filho?

Amamentação, Rede de apoio, Doula, Doula pós parto
Fonte: https://www.flickr.com/photos/chenmarki/19307477814

Algumas coisas são muito faladas como o contato pele a pele da mãe com o bebê na primeira hora de vida (mais conhecida como hora de ouro), insistir ao oferecer o peito, a pega correta…

Tudo isso é muito importante, mas só isso não basta para se ter sucesso nessa etapa do pós-parto. Ter uma rede de apoio com pessoas que torcem pro teu sucesso e te apoiam nessa nova jornada do ser mãe é fundamental.

Essa mãe precisa de apoio, estar tranquila, alimentada e descansada para conseguir cuidar e amamentar seu filho. Ela está aprendendo a ser mãe, ele está aprendendo a mamar. A rede de apoio precisará além de apoiar e incentivar essa nova mãe, fazer todo o “resto” por ela. Cuidar da casa, dos animais de estimação e até da alimentação dela.

Amamentação, Doulas, Doula Itamisse Ferreira
Fonte: Giphy

Como dar conta de tudo?

Infelizmente no mundo moderno de hoje queremos dar conta de tudo que fazíamos antes e ainda do bebê recém-chegado. Somos cobradas até, para ser proativas. Não tem como ter sucesso assim. Somos humanas e não super-heroínas. Precisamos reconhecer que precisamos e pedir ajuda. Do contrario não conseguiremos. Podemos ter um baby blues ou até mesmo uma depressão pós-parto.

Como o pai/marido pode ajudar?

Ele pode (e deve) ser essa rede de apoio. Ele, depois da mãe, é quem mais tem ligação com o bebe, foi a voz do pai que essa criança ouviu todo o tempo em que esteve dentro da barriga da mãe. Esse pai pode cuidar do filho enquanto a mãe toma um banho ou descansa um pouco das longas horas em que o bebe esteve mamando. Ele pode também preparar ou providenciar a comida para nutrir ela pra que ela seja a fonte de nutrição do seu filho.

Lembre-se sempre: Uma boa mãe é uma mãe tranquila e sã. Para cuidar do outro precisamos cuidar primeiro de nós mesmas. Não é egoísmo, é sobrevivência.

Outros cuidados que devem ser tomados

Manter o peito sempre seco, para evitar o surgimento de fungos. Em caso de rachaduras nada melhor do que passar o próprio leite no bico e esperar secar antes de colocar uma roupa. Se possível ficar sem blusa mesmo. Caso precise sair colocar uma proteção no seio para que não grude na roupa e machuque ao tirar (existe umas conchas rígidas ótimas pra isso). E, o mais importante, oferecer o seio sempre que o bebe pedir, não é manha ou birra, é necessidade mesmo, afinal ele passou tanto tempo dentro de você que ainda acha que são um só.

Leite materno alimenta a alma também. Carinho e cuidado é muito importante nessa fase da vida de um bebe.

 

Referências:

Amamentação natural como fonte de prevenção em saúde

https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232008000100015&script=sci_arttext&tlng=pt

IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: uma revisão sistemática da literatura

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcisaude/article/view/1920

As vivências da amamentação para um grupo de mulheres: nos limites de ser “o corpo para o filho” e de ser “o corpo para si”

https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2003000800017&script=sci_arttext&tlng=en

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.