Círculo Feliz Parto em Jacareí – 19 de janeiro

Compartilhe:

Olá pessoal!!

Pra quem é de Jacareí, estou voltando com uma notícia muito, muito, muito boa: O Círculo Feliz Parto já volta com as atividades agora em Janeiro!!

Ano novo, equipe maior e temas populares

Esse mês, pra iniciar nosso ano com o pé direito, falaremos sobre um tema que, entra ano e sai ano, é o top das perguntas comuns entre as gestantes:  Parto normal x cesariana: quais os prós e contras de cada um?

Assim como o início de um novo ano, precisamos dar um novo gás em projetos e objetivos, esse tema, aparentemente repetitivo, vem mais uma vez chamar a atenção para as alarmantes taxas de cesarianas sem indicação no país, que elevam também as taxas de morbidades e mortalidades maternas e neonatais evitáveis.

Imagem: gwen-shockey

A cesariana, quando é realizada sem indicação clínica, aumenta em até 3,64x a chance de morte materna. No mundo inteiro, são aproximadamente 19 mortes maternas e neonatais para cada 100 nascidos vivos (lembrando que temos países com taxas baixíssimas e países com taxas altíssimas, o que dá essa média). Lembramos também que, em casos nada raros, quando não acontece a morte materna ou neonatal, pode acontecer a morbidade materna ou neonatal por complicações graves na cesariana, que compromete a qualidade de vida de um ou de ambos do binômio para o resto de suas vidas.

Por outro lado, o parto normal, quando se tem uma assistência adequada, traz benefícios para mãe e bebê.

Quando o parto acontece de maneira natural, com equipe comprometida e atualizada, o sucesso no parto normal e a taxa de satisfação são praticamente garantidas. Mãe e bebê passam por todo o processo da melhor maneira possível e a experiência para ambos é a melhor. O bebê raramente apresentará problemas de ordem respiratória e alergias ao longo da vida. A mãe tem menos chances de contrair infecções ou ter morbidades graves após o parto. A qualidade de vida de ambos tem maiores chances de ser boa!

Mas então, o ideal é o parto normal sempre?

Segundo a OMS, entre 10% e 15% das gestantes que passarão pelo parto precisarão da cesariana, pelo diagnóstico de real indicação.  Infelizmente, o Brasil é o segundo recordista mundial nessas cirurgias, chegando aos enfadonhos 80% no setor privado. Esses números aumentam proporcionalmente o número de mortes maternas e neonatais e, também infelizmente, a maioria dessas mortes e morbidades, são totalmente evitáveis.

O parto normal, com equipe atualizada e sem intervenções, o quanto possível, traz inúmeros benefícios para mãe e bebê. Mas nem assim, é indicação para todas as mulheres. Quando o parto normal não é viável, a cesariana bem indicada salva vidas! Imagem: Prosa e fotografia

Portanto, é correto dizer que a cesariana mal indicada é muito prejudicial e traz inúmeros prejuízos sociais, familiares e na saúde dos envolvidos, mas também é correto dizer que, em casos de morte eminente no aguardo pelo parto normal, a cesariana diminui o risco de morte e morbidades gravez na maioria dos casos de indicação real.

E o encontro? Quando e onde será?

Um encontro de gestantes, essa, feita em UBS, do Círculo Feliz parto!! Imagem: arquivo pessoal

Esse encontro será o primeiro de 2019 e contamos agora, também, com uma equipe de 5 doulas, todas muito empenhadas em ajudar no que for possível, esclarecendo dúvidas, respondendo as perguntas ou mesmo, ajudando na formulação de ideias para organizar o planejamento do seu parto.

Será no dia 19 de janeiro, às 16:00, na Rua Jerônimo Paes, 20 – Nova Esperança, em Jacareí. Esse local é conhecido como Salão dos Vicentinos. O evento é aberto e gratuito. Qualquer pessoa pode participar. É só chegar!!

Tem bebê no forninho e surgiram muitas dúvidas?

Você é de Jacareí ou região?

Participe com a gente!!

**Teremos sorteio de um ensaio fotográfico e de um Belly Painting (pintura gestacional).**

Qualquer dúvida, só chamar em qualquer desses números no whatsapp!

*Edição em 01/02/2019*

Nosso Círculo do dia 19 foi excelente!!

Tivemos uma ótima participação de gestantes, casais e pessoas interessadas no assunto. Foi uma tarde muito boa!

Veja algumas fotos:

Referências

http://www.scielo.br/pdf/rsp/v51/pt_0034-8910-rsp-S1518-87872017051000389.pdf

http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n1/0104-0707-tce-25-01-3570014.pdf

http://www.scielo.br/pdf/csp/v25n7/17.pdf

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.