10 dicas para quem está planejando viajar grávida

Compartilhe:

Viajar para passear, para visitar amigos e parentes, para conhecer um lugar novo, para trabalhar ou relaxar, para passar aquele último final de semana romântico antes da chegada do bebê. Viajar é maravilhoso.

Mas viajar grávida requer alguns cuidados e pensando nisso fiz uma lista de dicas para que a viagem não se torne uma dor de cabeça.

1. Vacinação

Quem vai visitar alguma localidade que se encontre em área de recomendação de vacinação contra febre amarela como municípios do Amazonas, Pará, Tocantis, dentre outros (veja a lista completa aqui) deve ser imunizado. O problema é que a vacina da febre amarela é contraindicada para gestantes, mães que amamentam bebês de até 6 meses e crianças até 6 meses de idade.

Portanto, se você vai viajar grávida para um local em alerta de febre amarela consulte um profissional de saúde para avaliar se os riscos de tomar a vacina superam o benefício. E para quem está amamentando, se decidir tomar a vacina é preciso suspender a amamentação por 10 dias se o bebê for menor de 6 meses.

Alguns destinos internacionais exigem que os viajantes apresentem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Saiba mais aqui.

2. Autorização médica

Algumas companhias aéreas solicitam uma autorização médica atestando que a gestante pode viajar de avião, geralmente levando em conta a idade gestacional. Por isso antes de adquirir a passagem é preciso verificar essas exigências com base nas semanas de gestação da data da viagem e não da compra do bilhete.

Se estiver fazendo uso de alguma medicação vale levar a receita ou laudo médico.

3. Cuidado com a circulação

Se você vai passar muitas horas na estrada ou em um vôo, tente fazer intervalos regulares para levantar e dar uma caminhada sempre que possível.

O uso de meias de compressão também pode ajudar.

4. Se mantenha hidratada

Photo by rawpixel on Unsplash

Se mantenha hidratada sempre! Principalmente ao viajar grávida.

Para facilitar tenha por perto uma garrafinha de água.

5. O melhor trimestre para viajar

O período mais tranquilo para viajar grávida é no segundo trimestre, quando a gestante costuma se sentir mais bem disposta.

Os riscos de um abortamento já são bem menores que no primeiro trimestre e os enjôos também costumam ter melhorado. E a mulher ainda não se sente tão cansada e o peso da barriga ainda não é um incômodo, como no último trimestre.

6. Faça uma playlist

Photo by bruce mars on Unsplash

Viagem que se preza tem que ter trilha sonora, seja de carro, ônibus ou avião. Além de ajudar a  passar o tempo, a música cria uma memória afetiva para determinadas situações. Aproveite para ir pensando na playlist do parto, se você for dessas.

7. Seguro viagem

Se estiver planejando ir para um destino internacional, não deixe de fazer um seguro viagem, principalmente estando grávida.

Emergências acontecem e é importante estar preparada. Dependendo do país o valor de uma simples consulta pode ser bem cara.

As principais bandeiras oferecem o seguro viagem para quem faz a compra da passagem pelo cartão de crédito.

8. Cuidado com peso e desgaste em excesso

Photo by Caroline Selfors on Unsplash

Quando estamos viajando podemos passar horas andando e carregando bolsas, mochila, sacolas que nem percebemos. E no final do dia o corpo sente e aí nos damos conta do tanto de coisa que fizemos.

Mas para as grávidas é preciso cuidado redobrado e evitar carregar muito peso. Peça ajuda com as malas e sacolas, e se policie para fazer intervalos para sentar e descansar um pouco se a sua viagem exigir muito fisicamente.

9. Acomodação com elevador

Elevator Lift GIF by NetCologne - Find & Share on GIPHY

Uma coisa que nem todo mundo lembra de pesquisar quando faz uma reserva é se a acomodação possui elevador. Ajuda muito quando chegamos cansadas depois de um dia de passeio, além de ter que subir com todas as malas e depois descer de escada não é nada prático.

Portanto, se durante a sua viagem você precisa ficar em um hotel ou acomodação similar verifique se o estabelecimento possui elevador e caso contrário solicite para que seu quarto seja no primeiro andar.

10. Escolha o melhor assento para você viajar grávida

Photo by Steve Halama on Unsplash

Se você vai viajar de ônibus ou avião e já está na fase de ter que ir ao banheiro com muita frequência, talvez seja uma boa ideia comprar o assento do corredor.

Assim você tem mais liberdade para ir e vir quando quiser e não passa aperto.

 

Referências:

Quem deve se vacinar contra febre amarela antes de viajar

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/servicos/53177-quem-deve-se-vacinar-contra-febre-amarela-antes-de-viajar

Febre amarela

http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs100/pt/

International travel and health

http://www.who.int/ith/vaccines/yf/en/

Vacina contra a febre amarela em gestantes, lactantes e lactentes 

http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/444-vacina-febre-amarela

Dicas ANAC -Acessibilidade 

http://www.anac.gov.br/publicacoes/dicas_anac_acessibilidade_web.pdf

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.