Engravidar – uma grande jornada!

Compartilhe:

Difícil saber como e quando vamos engravidar, sem ao menos antes, dar uma olhadinha pra dentro de você, do seu corpo, como vocês conversam? Como é seu ciclo?

Você conhece sua fisiologia? Sua vulva, vagina e útero?

Bora lá desvendar alguns segredos, que não deveriam nem de longe ser!

A vulva e seu canal vaginal!

A vulva! fonte: grupo escolar

A vulva é a parte externa, e dela fazem parte, o clitóris (sendo que a maior parte dele está escondida), os lábios, a entrada da uretra e da vagina (existe variação quanto a incluir o monte pubiano ou não nessa composição, mas isso não importa!)

Lá dentro é que é a vagina!

Sistema reprodutor feminino! fonte: Tua Saúde

Quando adentramos ao canal vaginal, que é esse “corredor”, avistamos o colo do útero, essa belezura aqui ó:

o colo do útero! fonte: melissasetubal.com.br

No colo do útero,  tem esse pequeno orifício, e é ele que dilata no trabalho de parto, até atingir os famosos 10cm!

É dali que saem a menstruarão e as outras secreções uterinas, e o bebê, claro!

Tendo visto a parte fisiológica vamos entender como é que essa máquina funciona?

 

O útero!

 

fonte: Giphy

Muita coisa acontece aí, e claro a mais maravilhosa é que ele pode se expandir tanto a ponto de gerar uma vidinha inteira aí dentro!

I LOVE ÚTERO!

Vamos entender um pouco mais:

O ciclo!

Fonte: Entre culturas

Ok, se você está lendo isso, quer dizer que está grávida e quer saber como isso aconteceu, ou então está se preparando para engravidar, certo?

Vamos lá então, vamos nos basear num ciclo médio de 29 dias:

As mulheres em fase reprodutiva passam por ciclos,que tem inicio no primeiro dia da sua menstruação (guarda bem essa data, ok?), são contínuos e divididos em fase folicular e fase lútea (algumas literaturas os dividem em 3, contando a fase ovulatória separadamente). A primeira, inicia no primeiro dia do seu ciclo, nesse período, sua temperatura basal fica mais baixa, e os níveis de um hormônio chamado Hormônio Folículo Estimulante, o FSH, estão altos, fazendo com que vários folículos se desenvolvam dentro do seu ovário, esses folículos estão liberando estrogênio. A duração dessa fase também pode variar de mulher pra mulher!

Passado o sangue menstrual, os níveis do FSH caem e apenas um daqueles folículos segue firme e forte, e aí se percebe uma secreção mais cremosa e pegajosa saindo do útero, isso ainda é fase folicular!

Bora pra próxima!

Em média, lá pelo 12° dia após o início da menstruação, você pode perceber um muco mais translúcido, elástico, tipo clara de ovo, e algumas mulheres também sentem dor e inchaço, no lado esquerdo ou direito, dependendo de qual ovário isso está acontecendo. Aí se dá início a fase lútea! É um indício de que sua ovulação está acontecendo, sabe aquele folículo que continuou? Pois bem, ele se rompe, lá dentro do seu ovário, e vai expulsar o óvulo que estava dentro dele! E tem auxilio hormonal, claro, o mesmo FSH juntamente com o LH (hormônio luteinizante) sobem drasticamente estimulando essa expulsão. Quem comanda a liberação desses hormônios é a hipófise que tá lá no nosso cérebro! E o folículo, agora vazio, vai produzir progesterona.

Ah! Esses folículos com seus óvulos já estavam lá dentro de vc, quando ainda era gestada pela sua mamãe! Que máximo né?

Essa fase, tem uma duração mais fixa para cada mulher, em torno de 12 a 16 dias. Então, o óvulo está desfilando pelas trompas, bem belo, aguardando um espermatozoide se aconchegar nele pelo caminho, pra quem sabe rolar aquela fecundação linda! Isso quer dizer que se você fizer sexo, desprotegida e com ejaculação interna há chances disso acontecer!

Fecundação! fonte: Só biologia

Mesmo assim, a probabilidade de engravidar, sem o uso de anticoncepcionais ou quaisquer métodos contraceptivos, ou seja, você decidiu engravidar e mandou ver no dia certo, fez tudo como manda a natureza? Ainda assim a chance de engravidar beira os 20%, para casais saudáveis, e a gestação pode acontecer dentro de 1 ano, em média! Mas pode ser de primeira viu?

(Salvo aqueles casos, onde o casal faz uso de pílula, camisinha e tudo mais e ainda sim vai engravidar, coisas que só uma divindade vai explicar).

Voltando ao caminho do óvulo pelas trompas, se ele não for fecundado, ele segue sozinho até o útero, os níveis hormonais baixam, provocando o desprendimento do endométrio, assim se inicia um novo ciclo, com uma nova menstruação!

Agora, se houver a fecundação….

Fonte: Giphy

Seu óvulo fecundado migra para o útero e se fixa em suas paredes, e aí inicia uma grande jornada! Muitas divisões celulares, adaptações do seu corpo e dentro de alguns dias ou semanas será possível sentir algumas dessas transformações!

Minha dica é: procurar ficar tranquila, deixar rolar, porque a ansiedade dá uma travada mesmo! Tudo ao seu tempo! Boa sorte nas suas tentativas e tenha uma linda gestação!

Beijos!

Aqui, algumas referências que utilizei:

Diário mandala lunar – www.mandalalunar.com.br

CICLO MENSTRUAL E FORÇA – https://www.redalyc.org/html/751/75117015004/

Hormônios femininos, estrógenos e progesterona – http://www.medicinabiomolecular.com.br/biblioteca/pdfs/Doencas/do-0742.pdf

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.