Benefícios do Yoga para o Parto

Compartilhe:
Foto: Cristiane Braun

Praticar Yoga ou outras atividades que trazem consciência corporal não é uma condição para conseguir parir. Uma mulher consegue parir mesmo sem praticar essas atividades. A questão é que, através da prática do Yoga para o parto, a mulher conhece o caminho que ela vai percorrer no dia do parto. Isso dá a ela segurança. Ela conhece o lugar onde ela com certeza vai chegar.

Conhecer o caminho do corpo rumo ao parto

Foto: Cristiane Braun

Jéssica Nunes, parteira e yogini idealizadora do Yoga para o parto, ressalta:  “conhecer o percurso de qualquer lugar, onde você sabe que com certeza irá, traz segurança para a travessia. Conhecer bem um endereço e os caminhos para chegar até ele te permite guiar alguém por esses caminhos, em cada reta, em cada curva, em cada possível velocidade e intensidade. E sim, faz toda diferença.”

A importância de treinar respirações durante a gestação

Vários são os benefícios para a mãe e para o bebê. Especialmente a questão respiratória. Durante a prática são feitas respirações diferenciadas que promovem um aumento de oxigenação do bebê. A satisfação ao final da atividade não é apenas da mãe. O bebê é inserido na aula desde a meditação, passando pelas respirações e posturas conscientes até o relaxamento final. Para o corpo da mãe são muitos os benefícios.

 

Um corpo que aceita a abertura

A prática é eficiente para amenizar os desconfortos decorrentes da gestação, mas em específico contribui para a construção do parto. É uma linguagem de abertura do corpo da mulher em gestação.

Foto: Cristiane Braun

Praticando yoga e se conectando com as forças da natureza

Foto: Cristiane Braun

Cada aula promove uma junção do ser mulher com o planeta e com o universo. Caminhamos em uníssono com os elementos essenciais, com os ciclos naturais, como as estações do ano e as fases da lua. Com a força do sol e com a potência da gravidade do planeta, tornando-a nossa aliada na caminhada para o parto.

Aceitar, reconhecer a força, entregar

A prática do yoga para o parto estabelece a  abertura e aceitação dessa força que atravessa o corpo da mulher durante a chegada de um ser humano nesse planeta.

Foto: Cristiane Braun

Referências:

Prática do yoga durante o período da gestaçãohttp://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/08/yoga-na-gestacao.pdf

Dor lombo-pélvica e exercício físico durante a gestaçãohttps://periodicos.pucpr.br/index.php/fisio/article/view/19107

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.