Nós, mulheres cíclicas: É possível engravidar menstruada?

Compartilhe:

 

Sabe-se que nós, as mulheres, somos cíclicas, e o que isso significa? Que nosso ciclo menstrual diz muito e tudo sobre nosso corpo, as emoções e o que acontece no físico.

Todo mês passamos pelo ciclo menstrual, que em média dura 28 dias, mas é uma média, então pode ter uma variação de 7 dias para mais ou para menos, sendo assim um ciclo menstrual pode durar de 21 a 35 dias. É importante notar que não existe um número exato, na qual todo mês, por exemplo, o ciclo precisa ser 26 dias, ele pode variar e está tudo bem nisso. Somos cíclicas, lembra? Não exatas.

Entender e conhecer como nossos corpos funcionam, nosso ciclo menstrual é fundamental para sabermos quando estamos férteis, pois cada mulher é única e possui seu próprio ciclo. Aprender a conhecer nosso corpo é uma ferramenta poderosa para termos autonomia e auto- conhecimento sobre a nossa vida.

Como funciona o ciclo menstrual?

Durante a vida reprodutiva, nós nos preparamos para engravidar, e isso é comprovado biologicamente, ou seja, estamos em idade reprodutiva desde a primeira menstruação (menarca) até a ultima (menopausa). Portanto um ciclo menstrual dura do primeiro dia que sangrou e dividimos ele em quatro fases: a fase da menstruação, a fase proliferativa (ou folicular), a fase de ovulação e fase pré- menstrual, e assim, seguimos em contínuos ciclos durante a vida reprodutiva.

Vamos entender cada fase do ciclo menstrual?

Psiu!

Período menstrual:

Nessa fase do ciclo há um desprendimento do endométrio, que é uma membrana celular que recobre o útero. Nosso útero fica maior, o colo do útero fica mais baixo e libera o sangue. Aqui é importante estar atenta ao que o nosso corpo pede, ao que estamos sentindo no nosso mais íntimo e instintivo. Pode ser que você queira se recolher, ficar mais quieta. E a menstruação pode durar em média quatro dias, podendo se estender até o sétimo e está tudo bem.

Período pós- menstruação ( ou folicular):

Após passar pela menstruação, a fase folicular é um período na qual o corpo se prepara para ser fértil, geralmente acontece no 14° dia após o primeiro dia da menstruação, com o aumento do estrogênio favorece o aumento do endométrio. O nosso colo do útero fica mais alto, fechado e com textura mais dura e o muco cervical pode ficar mais cremoso e opaco ou pode ser não haja muco nessa fase. Nas emoções podemos ficar mais criativas, mais dispostas e energizadas.

Período Fértil:

Continua aumentando os níveis de estrógeno e o útero preparando para receber o óvulo, a ovulação é o pico máximo, onde nos deixa muito extrovertida, muito mais dispostas, felizes, sorridentes, estamos em um verão. O colo do útero fica mais alto, aberto, textura mais suave e o muco cervical fica mais emoliente e claro.

Período pré- menstrual:

Caso não ocorra uma fecundação, o ovulo amadurece (corpo lúteo)  e se desintegra, caso não haja a fecundação. Nesse período a mulher pode sentir mais cansada, mais introspectiva, sem muita comunicação e o corpo pede descanso. É nessa fase que podemos observar a nossa vida e ver o que esta no incomodando e o que podemos fazer para colocar o fim nisso, pois as coisas ficam mais visíveis nessa fase.

Ciclo menstrual não é exato

Após conhecer nosso ciclo e o que acontece em cada fase, será possível engravidar menstruada? Não. Então vamos entender o que ocorre.

Se você tem um ciclo menstrual curto, de 22 dias por exemplo, logo sua ovulação vai acontecer mais cedo, do que uma mulher que tem um ciclo de 28 ou mais dias, e os espermatozoide sobrevive no corpo da mulher por até 72 horas. Então, se você tiver uma relação sexual no final dos dias da sua menstruação e seu ciclo for curto pode ser sim que você engravide.

Podemos  aprender muito com o nosso ciclo e observar com atenção seus sinais para saber quando estamos férteis ou não. Dentre os métodos naturais para contracepção, temos os métodos de observacionais, que é autoconhecimento e auto- observação diariamente. O método sintotermal ( sinto= sentir; termal= termômetro) esse tem um tripé, que são temperatura corporal, muco vaginal e colo do útero e o método billings que é baseado na obervação do muco. Vale a pena pesquisar mais detalhes sobre eles e indo no seu tempo para aprender sobre isso. E isso nunca nos foi ensinado.

Somos o Poder 

Conhecer nossa ciclicidade, nosso corpo, nossas fases, É poder! Saber o porque estamos sentindo algo no físico, É poder! E podemos aprender e escolher a partir da nossa percepção. E falar disso é protagonismo, conversar sobre isso com outras mulheres é potência, é partilha, é amor próprio.

Somos capazes de sermos potências e de carregar dentro de nós todas as estações em um único ciclo menstrual. Nós temos a oportunidade de sentirmos por inteira e completa a partir da nossa menstruação, o seu corpo é seu. Honremos isso e muito mais. Somos sagradas.

 

Referência Bibliográfica.  

Ginecologia Natural:

https://ginecologianatural.com.br/ciclo-mentrual/

Ginecologia sem hormônios– Bel Saide

Manual de ginecologia natural e Autônoma– Lais Souza, Jaqueline de Almeida, Máira Coelho e Luma Flôres.

Fecundaçao:  http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php midia=lcn&cod=_fecundacaogiseledossanto

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.