Como nasceu a doula que havia em mim

Compartilhe:

Não consigo me lembrar quando meu interesse em cuidar do outro, de fato, surgiu. Deve ter nascido comigo. Cheguei a Terra por meio de uma cesárea intra-parto em uma época que bebês pélvicos apenas nasciam assim.

Me formei biomédica, trabalhei com pesquisa básica, pesquisa clínica, mas chegou um momento que isso tudo não fazia sentido. Em 2016 me enveredei pelos caminhos das terapias integrativas, conheci diversas técnicas, entre elas, aromaterapia clínica e terapia floral, que são as quais mais me dedico hoje em dia, porém ainda faltava algo.

Casei, o “engravidar” era algo discutido e planejado a médio prazo. O interesse pelo tema e as pesquisas acerca do parto natural e assistência humanizada existiam de forma orgânica. Separei. Não engravidei. O “limbo” profissional se tornou ainda pior. Eis que um belo dia percebi que não era algo que faltava, era quem eu iria atender. As fichas caíram e o chamado a cuidar e apoiar gestantes surgiu.

Mas você não é mãe [ainda]!

Não sou! E por meses achei que isso não daria certo, inclusive ouvi isso de algumas pessoas. Como vou apoiar algo que não vivi? Simplesmente apoiando! A partir de uma vontade genuína de cuidar e servir, mulher apoiando mulher. De um lugar de total entrega, de olhar amoroso que observa, acolhe, abraça. Percebi que não era necessário ter vivido essa experiência para acreditar que as mulheres podem e merecem parir de forma respeitosa, com acesso a informações baseadas em evidências. A vontade de apoiar física e emocional já existia em mim, desde sempre. E assim minha jornada começou e em 2018 me formei doula de parto.

Curso de massagem para gestantes – Conexão e presença antes de tocar o outro

Integrando as terapias integrativas à doulagem

Percebi que as técnicas que tinha estudado até então, poderiam fazer parte da minha “caixa de ferramentas da doula”. Acredito que não podemos segmentar a mente do corpo e vice-versa. E na gestação e parto não seria diferente. A aromaterapia é a utilização de óleos essenciais na promoção do bem-estar ao ser como um todo – mente e corpo. Pode ser benéfica para a gestante extremamente ansiosa pré-parto. Na gestante que sofre de dores lombares no terceiro trimestre. Pode ser um analgésico não farmacológico na fase ativa e uma força no expulsivo. Suas aplicações são diversas e variam de acordo com o que a gestante precisa e se ela quiser. O toque por meio da massagem faz um ótimo par com a aromaterapia. Ajuda a reduzir a dor, promove relaxamento e libera endorfinas. Além de ser uma ótima forma de criar vínculo ainda durante a gestação.

Ela nasceu e agora vai se desenvolver

A doula, que havia em mim desde sempre, nasceu. Ressignificou muitas coisas aqui dentro. Mas depois que nasce, cuidamos para crescer e se desenvolver saudavelmente. Esse é um caminho em que há sempre muito a aprender, reciclar, renovar. Sigo estudando, estruturando o AromaDoula e trabalhando para levar o máximo de informação a mais mulheres. No meio disso tudo, paro e penso: que privilégio poder presenciar a chegada de novos seres ao Planeta Terra. Observar atentamente a formação de novas famílias. É isso o que eu faço e faço com muita dedicação.

Parto da Adriana – à espera do Mauí

Referências

Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas no trabalho de parto e no parto http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001000026

Uso de práticas integrativas e complementares
por doulas em maternidades de Fortaleza (CE)
e Campinas (SP) http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v25n1/1984-0470-sausoc-25-01-00108.pdf

O papel da doula na assistência à parturiente http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/380

Compartilhe:

Uma resposta para “Como nasceu a doula que havia em mim”

  1. Carol, o sentimento mais puro e verdadeiro que existe é o da gratidão, principalmente quando ele está misturado com amor!

    Desde o nosso primeiro contato, você fez com que nós nos sentíssemos amigas de longas datas, irmãs de alma!
    Me ajudou a me sentir mais à vontade comigo, com o meu corpo, com a minha mente, com o momento mais intenso da minha vida, com o mundo novo que eu estava embarcando!

    Me mostrou que eu estava pronta pra viver esse momento, que tudo iria acontecer da forma como deveria acontecer!

    Lembro como se fosse hoje, o medo que eu estava e como me senti paz quando você chegou!
    E essa paz…… Não há nada nesse mundo que possa pagar!

    Gratidão, gratidao, gratidao!

    Você é e sempre será uma das pessoas que mais marcaram a minha vida!!

    Seja muito feliz no seu caminho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *