Escalda pés na gestação

Compartilhe:

Sabe aquela sensação gostosa de relaxamento, bem estar e cuidado?! Pois é, você pode sentir isso fazendo um escalda pés pra você.

Gestação

A gestação trás muitos sentimentos e emoções, e quanto mais as semanas vão passando, vai causando um turbilhão dentro da gente. Expectativa, preparativos com o quarto, preparativos com o corpo, atenção ao pré natal, exames, organização da casa, rede de apoio, trabalho…. UFA!!!! São tantas coisas né?!

UFA!!! que canseira…

E, em especial, a partir das 30 semanas, a barriga já tem um tamanho e um peso considerável. Daí, normalmente você acorda bem disposta, e até animada pra viver o dia, mas vai chegando o cair da tarde, e parece que o corpo vai caindo junto. O peso da barriga já trás mais desconforto, o peso das pernas, e os pés, então, que te levaram de um lado pro outro gritam por socorro e atenção.

Escalda pés

Uma maneira super bacana de cuidar dos pés, é realizar um escalda pés. Sim,

Chá de bençãos da Damares (acervo pessoal)

aquele momento pra você dar conforto e cuidado a eles, reduzindo os inchaços e as dores, mas também que te ajuda muito a relaxar, a se concentrar e conectar consigo mesma novamente.

E o mais legal, que na mistura você pode usar ervas que vão te ajudar no momento que você está vivendo (relaxar, acalmar, revigorar, e até estimular).

Efeito das ervas

Uma coisa importante a ser sabida, é que o uso das ervas tem grande eficácia em nosso corpo, e em especial, na gestação, por isso, é importante ter atenção e cuidado no uso delas. Existem ervas que podem relaxar, te trazendo toda a calma necessária, ou que também vão estimular o seu corpo, e que talvez, no momento da gestação que você está, é importante ter cuidado. Se informe bastante antes de usar as ervas na idade gestacional que você está. ok?!

Receita para você aproveitar

Uma receita que você pode usar, e abusar, na gestação, para relaxar desse cansaço e do peso nos pés e pernas ao final do dia, sempre quando tiver indo descansar, é:

1 litro de água morna (mais pra quente, vai colocando o pé até que ele se acostume – é importante a água ficar quentinha durante todo o escalda pés e cobrir até os tornozelos);

2 colheres de sal grosso (vai ajudar os seus pés a absorverem o efeito das ervas);

1 punhado de camomila;

1 punhado de erva doce;

Coloque tudo numa bacia, e mergulhe os pés. Deixe por uns 15 minutinhos. Se desejar, coloque uma música que te relaxa, e aproveite esse momento que é só seu. Após o tempo, seque os pés, e de preferência, os mantenha aquecido.

VOCÊ TAMBÉM PODE USAR: macela, lavanda, valeriana. Todas essas ervas possuem efeito calmante, e te ajudam a relaxar.

Colocando em prática

Chá de bençãos da Evanesca (foto: Ana Flavia Fotografia)

Eu gosto muito de fazer escalda pés pra mim, e sempre recomendo para as gestantes que acompanho,  inclusive sempre faço quando realizo o chá de bençãos com elas. Faz um bem enorme para toda barrigudinha linda.

Então, aproveita, e já prepara o seu escalda pés para fazer na noite de hoje. Que tal?!

Depois me conta aqui o que achou, e como foi fazer esse cuidado pra você mesma.

Referências:

Importância das ervas: https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2572-erva-doce-muito-mais-do-que-relaxamento

A ação da Camomila: http://www.uepg.br/fitofar/dados/camomila.pdf

Plantas na gestação: http://www.saude.sc.gov.br/index.php/documentos/atencao-basica/rede-cegonha/eventos-2/oficina-de-fortalecimendo-do-pre-natal/modulo-ii/9309-4-plantas-na-gestacao-qualisus-rede-cegonha/file

 

 

Doulas recomendam:

A Contagem da Idade Gestacional Este é um tema que costumeiramente surge nas rodas de casais e em conversas com gestantes, principalmente as de primeira viagem: a idade gestacional. ...
O parto normal e a integridade do períneo Com certa frequência, ao dizer que sou enfermeira obstetra, mulheres me questionam sobre traumas no períneo em consequência ao parto normal. “A vagina...
Pré-natal: uma abordagem humanizada No Brasil, onde o corporativismo médico ainda dita as regras de assistência à mulher no parto, temos o costume cultural de procurar um/uma obstetra pa...
O tamanho da sua bacia importa? Eu a vida toda acreditei que nossa pélvis (a bacia) tivesse um único formato, a passagem seria redondinha e pronto, tudo certo. Você não imagina o ...
Compartilhe:

2 respostas para “Escalda pés na gestação”

  1. Pode fazer escalda pés com sal de epcon e óleos essenciais? Vi em sites americanos mas nada de referência aqui no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *