Escalda pés na gestação

Compartilhe:

Sabe aquela sensação gostosa de relaxamento, bem estar e cuidado?! Pois é, você pode sentir isso fazendo um escalda pés pra você.

Gestação

A gestação trás muitos sentimentos e emoções, e quanto mais as semanas vão passando, vai causando um turbilhão dentro da gente. Expectativa, preparativos com o quarto, preparativos com o corpo, atenção ao pré natal, exames, organização da casa, rede de apoio, trabalho…. UFA!!!! São tantas coisas né?!

UFA!!! que canseira…

E, em especial, a partir das 30 semanas, a barriga já tem um tamanho e um peso considerável. Daí, normalmente você acorda bem disposta, e até animada pra viver o dia, mas vai chegando o cair da tarde, e parece que o corpo vai caindo junto. O peso da barriga já trás mais desconforto, o peso das pernas, e os pés, então, que te levaram de um lado pro outro gritam por socorro e atenção.

Escalda pés

Uma maneira super bacana de cuidar dos pés, é realizar um escalda pés. Sim,

Chá de bençãos da Damares (acervo pessoal)

aquele momento pra você dar conforto e cuidado a eles, reduzindo os inchaços e as dores, mas também que te ajuda muito a relaxar, a se concentrar e conectar consigo mesma novamente.

E o mais legal, que na mistura você pode usar ervas que vão te ajudar no momento que você está vivendo (relaxar, acalmar, revigorar, e até estimular).

Efeito das ervas

Uma coisa importante a ser sabida, é que o uso das ervas tem grande eficácia em nosso corpo, e em especial, na gestação, por isso, é importante ter atenção e cuidado no uso delas. Existem ervas que podem relaxar, te trazendo toda a calma necessária, ou que também vão estimular o seu corpo, e que talvez, no momento da gestação que você está, é importante ter cuidado. Se informe bastante antes de usar as ervas na idade gestacional que você está. ok?!

Receita para você aproveitar

Uma receita que você pode usar, e abusar, na gestação, para relaxar desse cansaço e do peso nos pés e pernas ao final do dia, sempre quando tiver indo descansar, é:

1 litro de água morna (mais pra quente, vai colocando o pé até que ele se acostume – é importante a água ficar quentinha durante todo o escalda pés e cobrir até os tornozelos);

2 colheres de sal grosso (vai ajudar os seus pés a absorverem o efeito das ervas);

1 punhado de camomila;

1 punhado de erva doce;

Coloque tudo numa bacia, e mergulhe os pés. Deixe por uns 15 minutinhos. Se desejar, coloque uma música que te relaxa, e aproveite esse momento que é só seu. Após o tempo, seque os pés, e de preferência, os mantenha aquecido.

VOCÊ TAMBÉM PODE USAR: macela, lavanda, valeriana. Todas essas ervas possuem efeito calmante, e te ajudam a relaxar.

Colocando em prática

Chá de bençãos da Evanesca (foto: Ana Flavia Fotografia)

Eu gosto muito de fazer escalda pés pra mim, e sempre recomendo para as gestantes que acompanho,  inclusive sempre faço quando realizo o chá de bençãos com elas. Faz um bem enorme para toda barrigudinha linda.

Então, aproveita, e já prepara o seu escalda pés para fazer na noite de hoje. Que tal?!

Depois me conta aqui o que achou, e como foi fazer esse cuidado pra você mesma.

Referências:

Importância das ervas: https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2572-erva-doce-muito-mais-do-que-relaxamento

A ação da Camomila: http://www.uepg.br/fitofar/dados/camomila.pdf

Plantas na gestação: http://www.saude.sc.gov.br/index.php/documentos/atencao-basica/rede-cegonha/eventos-2/oficina-de-fortalecimendo-do-pre-natal/modulo-ii/9309-4-plantas-na-gestacao-qualisus-rede-cegonha/file

 

 

Doulas recomendam:

Meu diário “semanal” de gestação ̵... Lá vai eu juntar mais duas semanas num post só!! Porque, gente, de verdade... posso parecer uma pessoa super má, quando eu não posto sobre os sonho...
Como a Engenheria Elisângela virou a Doula Elis? Sou Elisângela, tenho 45 anos de idade e uma filha de 15, a Cecília. Vivi quase toda minha vida profissional cercada de números, adolescentes e crianç...
Os riscos da gravidez tardia É considerada gravidez tardia, quando a gestação ocorre após 34 anos de idade, pode ser dar por diversos motivos, como a espera pela consolidação prof...
Distócias – Quando imprevistos acontecem "Paciência, Confiança, Coragem, Motivação, Empoderamento, Tempo." Sabe-se que para que o trabalho de parto possa fluir de forma natural e es...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *