Meu “Diário Semanal” de gestação – semana 33

Compartilhe:

Inhaíii gente!! Tudo na santa paz?

Vamos começar mais uma página do meu “diário semanal” de gestação.

O chá!

Bom, esse domingo que passou, fizemos o nosso “chá sem revelação”. A ideia era ter descoberto o sexo do bebê na US que fiz com 28/29 semanas. Mas como estava pélvico e com as pernas cruzadas, foi impossível. Ainda tentei juntar um $$ pra fazer particular durante a semana, mas outras contas foram prioridade.  Virou um “mercado” de grande consumo, as ultrassons, então ficou difícil pra gente que vive contando moedas, ter certos tipos de acesso.

Mas tudo bem!! Foi um evento muito bacana, muito divertido. Reunimos parte da família, várias amigas, tinha bastante crianças e tudo foi muito divertido. Claro que na hora de realmente revelar o segredo, tivemos que “decepcionar” todo mundo, contando que o bebê se escondeu e que tentamos pagar uma US particular, mas não deu. E Ok tb… o bebê está ótimo, crescendo, mexendo bem, desenvolvimento sadio… a US só serviria mesmo pra descobrirmos quem está vindo aí. E sabe, acho que não estou muito disposta a gastar tudo isso em $$ pra isso… Se formos ver, faltam menos de 7 semanas para entrarmos na DPP. Pra quem ainda se lembra de ter descoberto a gestação com 6 semanas, o que são 7 né??

Decoração do nosso “chá sem revelação”, inspirada nos Segredos de Fátima. Foto: arquivo pessoal
“Chá sem revelação” – ganhamos um São Francisco de pano, amei!! Foto: arquivo pessoal

A consulta

Essa semana passei por consulta novamente.

Dessa vez cheguei lá… abarrotado de gente! Peguei a senha 25 e nem tinham começado os atendimentos ainda! Eu fui a penúltima… 🙁

Aguardei… e aguardei…, cheguei a cochilar, acordei, fui tomar café, voltei e com mais um pouco de paciência, finalmente fui atendida. Levei o papel de marcação da pressão arterial, que a médica conferiu: Nenhuma anotação tinha passado de 13/09 (essa foi a mais alta. Pra uma gestante, não está muito bom, mas foi a única. Segundo as referências, as aferições de PA devem ser feitas assim:

“Hipertensão na gestação: 2 ou mais medidas de PA igual ou maior a 140 OU 90 (OU, quer dizer, uma OU outra, não precisam ser ambas). Intervalo mínimo de aferição de PA para diagnóstico: 4 horas.

Crise hipertensiva ou emergência hipertensiva: 2 ou mais medidas de PA igual ou maior a 160 OU 110 (OU, quer dizer, uma OU outra, não precisam ser ambas). Intervalo mínimo de aferição de PA para diagnóstico: 15 minutos.

Se a mulher tem 2 ou mais medidas de PA alteradas antes de 20 semanas=HIPERTENSÃO CRÔNICA- HAS (ela já é hipertensa, só que não sabia até engravidar).

Se a mulher tem 2 ou mais medidas de PA alteradas depois de 20 semanas= pode ser PE (pré-eclâmpsia) ou hipertensão gestacional (HAG).

Diferença de PE de HAG: alteração de exames OU sintomas clínicos de alteração visual, dor de cabeça ou dor abdominal em faixa sobre o estômago. Como PE é grave, a gente tem que descartar PE antes de dizer que é HAG. Ou seja, até exames normais confirmados, fiquem de olho.

HAS com PE sobreposta: a mulher é hipertensa antes de 20 semanas, mas depois de 20 apresenta alterações laboratoriais ou sintomas.

PE grave: crise hipertensiva OU alterações laboratoriais em mulheres com diagnóstico de hipertensão na gestação.

Eclâmpsia: PE com convulsões.

Síndrome HELLP: alteração grave laboratorial, geralmente associada à PE (mas 30% podem ter HELLP sem PE). Alteram-se plaquetas, fígado e rim.

SULFATO DE MAGNÉSIO: droga anticonvulsivante administrada para casos de PE grave OU eclâmpsia OU HELLP, que pode prevenir complicações mais graves.

Se há PE, HELLP ou eclâmpsia, a conduta é sulfatar e interromper a gestação a partir de 34 semanas. Antes disso, pode-se individualizar em algumas situações.

Se há HAS ou HAG, os protocolos divergem sobre induzir no termo ou esperar TP espontâneo.

CONSULTAS EM GESTANTES COM QUALQUER TIPO DE HIPERTENSÃO DEVEM SER FREQUENTES, ASSIM COMO A REALIZAÇÃO DE EXAMES COMPLEMENTARES.”

Foto: Unsplash

A médica falou que está tudo bem. Fez ausculta (152 bpm), aferiu a PA (10/08), pesou e mediu altura Uterina. Tudo ok, tudo nos conformes.

E no mais?

Não tem mais novidades pra essa semana… tudo caminhando tranquilo. As amigas que estão todas alvoroçadas, pois se aproxima o casamento de uma grande amiga de infância!! A segunda da turma toda a se casar!!

Não vemos a hora!!

Por hoje é só gente!

Até semana que vem!

 

Referências

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2009001300017

https://sbn.org.br/app/uploads/CBH2016CarlosEduardoPoliDeFigueiredo.pdf

http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/ACS/hipertensao_gestacao.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/HSE_URM_HIP_1004.pdf

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.