Como você está se preparando para a amamentação?

Compartilhe:

E um belo dia você descobre que está gravida! São tantos preparativos, exames, consultas, enxoval…

Mas tem certeza que está pensando em tudo?

Já parou pra pensar nas dificuldades que pode enfrentar,  em como essa fase pode ser desafiadora?
Calma!! Não estou aqui pra te desanimar, bem pelo contrario, a intenção é justamente mostrar a realidade desse momento que na maioria das vezes é tão romantizado, na tv, nas revistas e propagandas costumam mostrar uma maternidade perfeita, onde o bebê nasce e magicamente tudo da certo, a mãe plena linda amamentando numa confortável poltrona, maquiada e com o cabelo arrumado.

Desculpa amiga, mas na grande maioria das vezes não é isso que acontece!

mae descabelada
Créditos: baudemenino.com

Chegamos em casa com um novo bebê, mãe de primeira viajem ou não, teremos que aprender a desvendar esse novo ser, aprender a cuidar, a reconhecer cada choro, será fome? Sede? Fralda? Medo? Frio? Calor? Dor? E nesse processo de descoberta você muitas vezes vai acordar pela manhã e simplesmente não vai ter tempo de escovar os dentes, arrumar os cabelos, comer uma comida quente pode ser um luxo, tem dias que no final da tarde vai perceber que ainda não tirou o pijama, e sabe o que? Tudo bem! Você é normal!! O problema é que isso ninguém conta quando estamos gravidas.

E para a amamentação, já pensou em como se preparar?

Posso dizer que essa é uma das questões mais desafiadoras nesse início de jornada. A boa notícia é que você pode sim se preparar pra amamentar. E pelo amor de Deus eu não estou falando em esfregar toalha ou bucha nos mamilos pra deixá-los mais resistentes, ou algo mirabolante que a tia da vizinha da sogra te ensinou.
Estou falando de informação de qualidade, quanto mais melhor e de preferencia antes do bebê chegar. Isso mesmo, antes do bebê chegar. Não espere o desespero bater pra procurar ajuda.

Algumas informações valiosas que podem te ajudar…

  • Não passe nada no seio na intenção de prepará-lo, seu corpo já está fazendo isso. Ele é perfeito, está gerando um ser humano inteirinho, vai parir, e porque a natureza deixaria esse detalhe de lado? Você pode perceber ou não, mas seu corpo já está se preparando pra amamentar, confie. Se quiser fazer algo, bota o barrigão e os seios de fora e vai tomar um solzinho por alguns minutos.
  • Bebês amamentados exclusivamente no seio materno não têm regras, horários pré estabelecidos, sabe aquela história de mamar de 3 em 3 horas? Esquece. Ele pode procurar várias vezes dentro desse período, e é normal. O estomago dele é bem pequeno, teu leite é produzido exatamente com o que ele precisa, isso faz com que a digestão seja muito rápida e logo ele queira mamar novamente. Isso não significa que seu leite seja fraco ou pouco. Não caia nessa!
  • Bebês tem necessidade de sucção, sugando ele se acalma, se sente protegido, nem sempre é fome, pode ser sede, medo, saudade do útero, do teu cheiro, de ouvir teu coração batendo. Não prive teu bebê disso. Isso se chama sucção não nutritiva, fique numa posição confortável e se permita ficar ali com ele, o resto do mundo pode esperar, ele só vai ter essa idade uma vez. Essa sucção  também estimula tua produção de leite, quanto mais suga, mais leite vai ser produzido.

    Bico
    Créditos: www.guiadobebe.com.br
  • Chupeta e mamadeira podem e vão colocar tua amamentação em risco, nenhum bico artificial vai ser nem parecido com teu seio, não acredite nessas promessas. O bebê suga teu peito de um jeito e quando colocamos outro bico ele vai sugar diferente um do outro e isso vai provocar uma confusão de bicos, pode causar fissuras e desmame precoce. Não tem sucção não nutritiva, diminui tua produção de leite, vai precisar complementar com fórmula, é o inicio do fim.

    Jaque amamentando
    Arquivo pessoal – Inicio da sucção enquanto é feita a sutura da cesária
  • Coloque no seu plano de parto (se for fazer um) que deseja amamentar logo após o parto, o contato pele a pele e início da sucção o mais rápido possível, de preferencia na primeira hora de vida do bebê (Golden Hour), ele vai estar ativo por conta dos hormônios do parto e isso vai facilitar que ele se interesse pelo peito e já inicie a mamada. Isso pode acontecer independente da via de parto.
  • Antes do leite, temos o colostro, que é em menor quantidade, amarelado, viscoso, extremamente rico, podendo ser considerado uma vacina natural, começa a ser produzido já durante o último trimestre da gestação, até os primeiros dias após o parto, mulheres que fazem parto normal ou cesária intra-parto (após o inicio do trabalho de parto) a descida do leite costuma ser mais rápida (2 ou 3 dias), já as que optam por uma cesária agendada (sem estar em trabalho de parto) pode demorar um pouco mais, por não ter tido a descarga hormonal do momento. Mas calma que ele virá.
  • É normal os seios ficarem bem cheios quando acontece a descida do leite (apojadura),  isso faz com que o mamilo mude de formato, algumas vezes alterando a pega, você pode fazer uma massagem de leve e uma ordenha manual para deixá-lo mais macio antes de oferecer ao bebê, para facilitar a pega e evitar fissuras.
  • Ao contrario do que muitas pessoas pensam, não é normal ter dor ao amamentar. Se está doendo e machucando a pega não está correta, precisa avaliar, corrigir. O bebê precisa abocanhar a aréola,  isso mesmo ele não vai mamar só no bico, quanto mais ele pegar da aréola melhor, os lábios precisam estar virados pra fora (boca de peixinho), a barriguinha dele  virada pra sua, o rosto na altura do seu seio, o queixo deve encostar na mama liberando o nariz e não deve fazer barulho (tipo estalos). Se há algum desses sinais, coloque o seu dedo no cantinho da boca do bebê, com isso ele abrirá, ai você pode tirar o peito e colocar novamente pra corrigir.

    Pega correta
    Créditos: Grupo Virtual de Amamentação
  • A única coisa que você irá passar no seu seio é o próprio leite, após as mamadas, deixe  respirar, fique o máximo que puder com eles expostos, quanto menos ficção melhor.
  • A recomendação é que o bebê seja amamentado exclusivamente no seio materno até os 6 meses de vida (antes disso ele não precisa de mais nada, chá, suco e nem água).
  • E por ultimo mas não menos importante, converse com quem vai te ajudar (companheiro(a), mãe, sogra, etc) e explique essas questões, ter uma rede de apoio nesse momento é muito importante, eles podem te ajudar de várias formas, com a comida, a casa, os cuidados com outros filhos (se houver), te trazendo uma água (amamentar dá muita sede), e principalmente acreditando em você.
    Isso posso te dizer que é a principal dica. Acredite em você. Acredite que é capaz de alimentar teu bebê e que ele não precisa de mais nada além do teu leite!

    Arthur mamando
    Arquivo pessoal – Meu filho Arthur mamando

Espero que com essas informações você possa iniciar tua preparação para uma amamentação tranquila e de sucesso, caso precise de ajuda procure o banco de leite da sua cidade, uma consultora em aleitamento ou o pediatra, não desista do seu aleitamento, é muito importante pra saúde do seu bebê.

 

 

 

 

Quer saber mais sobre esses assuntos, leia aqui:

Uso da chupeta pode atrapalhar a amamentação materna http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/uso-da-chupeta-pode-atrapalhar-a-amamentacao-materna-e-causar-outros-problemas-para-o-bebe-alerta-a-sociedade-brasileira-de-pediatria/

Bebê não faz peito de chupeta http://prolactare.com/amamentacao/bebe-nao-faz-peito-de-chupeta

Mitos e crenças sobre o aleitamento materno http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n5/a15v16n5.pdf

Importância do colostro para a saúde do recém nascido file:///C:/Users/Usuario/Downloads/234481-103716-1-PB%20(1).pdf

Mitos e verdades sobre a amamentação http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2018/08/mitos-e-verdades-sobre-amamentacao

 

Compartilhe:

2 respostas para “Como você está se preparando para a amamentação?”

  1. Parabéns, continue sendo essa pessoa maravilhosa, esperta e inteligente que voce é, e cuidando muito bem do Arthur, Obrigado por ser minha mãe 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.