Amamentação Cruzada !

Compartilhe:
Foto: Tesco Loves Baby

Você já ouviu falar sobre? Há pouco tempo teve uma repercussão em uma novela de horário nobre, ficou sabendo?

É um assunto bem delicado, pois falamos tanto em leite materno e seus benefícios e hoje falaremos também dos riscos, SIM dos riscos!!!

O que é Amamentação Cruzada ou Aleitamento Cruzado?

O aleitamento cruzado é a pratica de lactação, na qual a criança recebe um leite que não é produzido por sua mãe, e sim por outra mulher. Portanto, esta pratica tanto se configura quando uma nutriz amamenta uma criança que não seja seu filho, quanto quando a mãe permite que seu filho seja amamentado por outra mulher. Essa modalidade de aleitamento pode acontecer em duas formas:

  • Direta: Quando uma nutriz, ou lactante, amamenta diretamente no seio o filho de outra mulher.
  • Indireta: Quando a nutriz doadora faz a ordenha, ou seja retira seu leite e coloca em frascos, e este é dado para a criança sem qualquer tipo de analise microbiológica e tratamento.
Foto: PublicDomainPictures

Aí pensamos, mas o que há de mal nisso?. Deixa eu te contar o porquê essa pratica não é recomendada

Foi evidenciado que através do leite materno as crianças podem ser contaminadas por algumas doenças, tais como aquelas causadas pelos seguintes agentes: HIV, HTLV, Citomegalovírus (CMV), entre outros.

Já existe até lei (Portaria nº 1.016, de 26 de agosto de 1993) de proibição da amamentação cruzada, ou seja, proíbe que as mães amamentam outros recém-nascidos que não os seus ou que permitam que seus filhos sejam amamentados por outra nutriz.

Foto: spmedica

Mas há saída para todas as coisas!

Existem duas formas especiais de aleitamento em que o leite oferecido a criança não é produzido pela mãe biológica, e no entanto NÃO são consideradas como formas de aleitamento cruzado:

  • O aleitamento realizado com leite proveniente do Banco de Leite Humano (BLH), em que há todo um processo de seleção e esterilização, através da pasteurização, e controle biológico.
  • E a relactação, situação caracterizada pela produção de leite por mães adotivas, mediante estimulação, devendo mãe e filho realizar avaliação médica assegurando-lhes aptidão para a amamentação.

Seja uma doadora de leite materno!

Você sabia que a doação serve para salvar a vida de prematuros e bebês que não podem ser amamentados pela mãe.

Mulheres que estão amamentando, para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Procure um banco de leite humano mais próximo da sua casa.

Qualquer duvida sobre amamentação procure um profissional de saúde ou um banco de leite humano mais próximo de você.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • PREVALÊNCIA DE ALEITAMENTO CRUZADO E SABERES SOBRE ESTA PRÁTICA (http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2015/v29n3/a5607.pdf)

 

  • Fatores associados ao aleitamento cruzado (https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/resource_ssm_path=/media/assets/csc/v22n5/1413-8123-csc-22-05-1673.pdf)

 

  • Campanha de Doação de Leite Materno 2015 – Ministério da Saúde (portalms.saude.gov.br/images/pdf/2015/maio/…/Coletiva-Doacao-de-Leite-2015-.pdf)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.