Oláaa, aqui estou de novo com mais um capítulo desse “diário semanal”!
E gente… de verdade… essa certamente foi uma das semanas mais tranquilas que eu já tive até agora. Me peguei pensando que todo o processo de aceitação e de contar pras pessoas sobre a gestação, tiraram um peso enorme das minhas costas. Estou muito mais calma, mais tranquila, estou curtindo demais agora… e estou muito em paz!
Nesse post você vai encontrar
Mudança no clima e bye bye imunidade
Uma das coisas que eu aprendi, na marra e na prática dessa vez, é que a gestação derruba a nossa imunidade… e gente, pra quem já tem alergia crônica, a situação aparentemente, piora 2 ou 3x mais.
Junho é um mês de transição do outono pra inverno. Aqui no estado de SP o clima é bem ameno (em vista de outros estados onde as temperaturas são bem extremas). Não tenho do que reclamar, mas admito que eu não nasci pra viver o inverno. Eu tenho dores musculares, dores de cabeça, sinusite, rinite, enxaqueca… e imagina que tudo isso é facilitado pela gravidez, que baixa a nossa imunidade!
A baixa imunidade acontece devido às alterações hormonais da gestação. Isso é fisiológico. Claro que pode ser suave ou agravada, de acordo com a saúde prévia da gestante. Mas, para nós que somos alérgicos crônicos, mudanças de temperatura no mesmo dia, em questão de horas, já são um agravante sério. Na gestação… nem preciso comentar né!
Dá pra gente suavizar os efeitos melhorando nossa alimentação, inserindo alimentos cítricos, mais frutas, verduras e legumes.
Um “que” a mais, umas picadinhas de nada!
Na minha prática de saúde, peguei carona com uma necessidade de saúde da minha mãe!
Ela é paciente renal crônica e faz diálise peritoneal. Devido às várias restrições de uso de medicação, passou a fazer semanalmente, sessões de acupuntura. No começo da gestação eu fazia para enjôo, dores no estômago e nervo ciático. E nessa semana, peguei carona quando minhas crises estão incontroláveis ou estou sentindo as dores musculares (típicas pra mim) do inverno. Essa semana fiz para dores de sinusite e para aumento da imunidade. Falarei melhor disso na próxima semana, pois já tenho mais uma sessão agendada rsrs!
O que posso dizer é que senti uma suavização das crises e dores. Olha… não tem como não dizer que o negócio não é bom… é sensacional!! Super recomendo.
Por essa semana foi só!
E por aí, como está sendo?
Até semana que vem!!
Referências
Acupuntura na gravidez
Prática chinesa ajuda nas dores lombares e enjoos do primeiro trimestre da gestação
https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2014/04/acupuntura-na-gravidez.html
Acupuntura e gravidez: medicina oriental como aliada no
tratamento de dor lombar http://periodicos.ufc.br/rene/article/viewFile/20289/30820
Uma resposta para “Meu “Diário Semanal” de Gestação – Semana 13”