A pega correta na amamentação: como saber se o bebê está mamando bem

Compartilhe:

Existe ligação entre a pega correta e o bebê estar mamando bem?

A-pega-correta-na-amamentação-A pega correta na amamentação-como-saber-se-o-bebê-esta-mamando-bem

 

Se existisse uma receita pronta para a amamentação, com certeza, paciência e persistência seriam ingredientes indispensáveis.  O ingrediente que eu dispensaria após a experiência de amamentar, romantismo. Sinto muito em dizer, não existe romantismo.

 

Existem duas pessoas com um laço de sangue que acabam de se conhecer e que, vão aprender muito, nenhum mais do que o outro, mas juntos, e muito sobre si e sobre o outro. Começando pelos inúmeros benefícios que o aleitamento materno oferece para você e seu bebê. Então, anota aí ingredientes que não podem falta nessa receita: paciência, persistência e pega correta.

A pega correta é o exercício mais valioso para aprender a amamentar. Exato, não é por que nascemos mulheres que sabemos desde sempre amamentar. E o tipo de parto também não determina se você conseguirá. Pode ser cesárea, parto normal, natural, em casa de parto, domiciliar ou até mesmo natural dentro da cachoeira. Para amamentar, você precisa aprender a amamentar para então ensinar seu bebê a mamar.

A-pega-correta-na-amamentação-A pega correta na amamentação-como-saber-se-o-bebê-esta-mamando-bem
Primeira mamada do meu Heitor.
Crédito de imagem: acervo pessoal.

No início pode ser desajeitado, mas com uma boa dose de insistência tudo vai se encaixando. Desejei amamentar meu bebê na primeira hora de vida, mas depois de algumas tentativas percebi que não conseguiria, eu estava de pernas bamba e ainda muito eufórica, e acho que tinha gente além da conta para esse momento.  A psicoterapeuta Laura Gutman em seu livro “A maternidade e o encontro com a própria sombra” refere-se à lactação comparando-a ao ato sexual: “Amamentar o nosso filho será simples se nos dermos conta de que é semelhante a fazer amor: no princípio precisamos nos conhecer. E isso se consegue melhor estando sozinhos, sem pressa”.

Já que vamos nos conhecer e aprender, por onde começar? O Que vem a ser essa tal pega?

Antes da pega correta, é importante dizer que o leite pode demorar de 72 a 96h após o parto para descer e antes da descida do leite, vem o colostro, que é a primeira e melhor vacina para o bebê. Tem aspecto viscoso e cor amarelada.

No começo, pela mama não estar adaptada à amamentação pode existir: incômodo, ardência e sensibilidade. Nesse caso, tomar sol ou passar o próprio leite do peito já pode aliviar.

Já a pega, é a forma como o bebê ira “pegar“ e mamar a aréola da mama, exato, o bebê mama aréola e não bico, e essa pega pode ser determinante para a amamentação. Pois a feita de maneira incorreta pode causar: dor ao amamentar (rachaduras e/ou feridas nos seios), ingurgitamento (seios empedrados), mastite, baixo ganho de peso do bebê.

A pega correta

Sabendo que você deverá conduzir a pegada, atente como ofertar a mama ao bebê:

  • Oferecer a aréola inferior antes do mamilo.
  • Pode-se tocar o nariz do bebê com o mamilo para incentivar a abertura da boca.
  • Esperar que o bebê abra bem a boca mas evitar que ele esteja chorando.Mudar a mão de posição para encontrar a melhor forma de fazê-lo.

    A-pega-correta-na-amamentação-A pega correta na amamentação-como-saber-se-o-bebê-esta-mamando-bem
    Crédito de imagem: www.amamentareh.com.br

No vídeo abaixo você pode perceber os detalhes de como fazer uma “pinça” para facilitar então a boa pega para o bebê.

Essas são as características de uma boa pega:

  • Bebê abocanha a maior parte escura do seio (aréola)
  • Boca bem aberta
  • Lábios para fora
  • Língua encostada no lábio inferior
  • Queixo toca ou quase toca a mama
  • Bochechas arredondadas
  • Ciclo: sucção – deglutição – respiração
  • Abocanha mais aréola inferior
A-pega-correta-na-amamentação-A pega correta na amamentação-como-saber-se-o-bebê-esta-mamando-bem
Crédito de imagem: http://meu-bebe.com/bebe-dorme-quando-mama/

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem com sinais de uma pega correta.

A-pega-correta-na-amamentação-A pega correta na amamentação-como-saber-se-o-bebê-esta-mamando-bem
Crédito de imagem: http://vilamamifera.com/depeitoaberto/a-pega/

 

Agora veja o que acontece internamente quando existe uma boa pega, repare que assim o bebê tem uma quantidade maior de leite a sugar.

A-pega-correta-na-amamentação-A pega correta na amamentação-como-saber-se-o-bebê-esta-mamando-bem
Crédito de imagem: http://vilamamifera.com/depeitoaberto/a-pega/)

E por saber que a pega correta determina muito no aleitamento materno, também explica a recomendação de não oferecer bicos artificiais, como: chupetas e mamadeiras. Bicos artificiais causam confusão de bico e desmame precoce. O seio tem uma forma única e nenhuma mamadeira pode imitar ou simular.

Da mesma maneira que nenhuma fórmula de leite artificial pode igualar em vitaminas e nutrientes o leite materno, que é único e exclusivo, o leite materno é o primeiro alimento mundialmente reconhecido, e todas suas vitaminas e poder nutritivo foram estudadas apenas em partes pela sua complexidade surpreendente benéfica. Eu poderia escrever muito mais nesse post, são muitas as qualidades do leite materno.

Mas o meu maior encanto pelo aleitamento materno vai além do poder nutritivo e exclusivo. Amamentar aumentou o vínculo entre eu e meu bebê. Foi alimento que acalentou e acalmou. Serve não só para o corpo, mas também para a alma. Isso explica uma frase que nos dá informação além da boa pega, é de Frederick Leboyer que diz: “Ser carregadas, embaladas, acariciadas, tocadas, massageadas, cada uma dessas coisas é alimento para as crianças pequenas. Tão indispensáveis, se não mais, que vitaminas, sais minerais e proteínas. Quando são privadas de tudo isso e do cheiro e do calor e da voz que tão bem conhecem, as crianças, ainda que estejam fartas de leite, se deixam morrer de fome.”

Até mais

Alê Menezes Doula

Você pode ler mais em estudos científicos sobre. Essas foram minhas referências:

 

 

Compartilhe:

Uma resposta para “A pega correta na amamentação: como saber se o bebê está mamando bem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.