Saiba porque a AMAmentação é incrível

Compartilhe:
amamentação
por https://www.popsugar.com/moms/Mom-Breastfeeding-Baby-While-Pole-Dancing-39857164

Quem não ama curiosidade?

Pois é, se você não adora descobrir fatos novos sobre qualquer assunto que seja, você não nasceu nesse mundo. E tenho certeza que a amamentação é um assunto que nos leva a ter bastante dúvidas e ai é que as curiosidades se tornam ainda mais extraordinárias. Está preparada? Então vamos lá!

1)      Colostro: a vacina do amor

Considerado a primeira vacina dos pequenos, o colostro possui o poder de proteção contra infecções, fortalecimento da imunidade e amadurecimento do intestino, ajudando a eliminação rápida do mecônio, evitando e prevenindo a icterícia.

Com aspecto amarelado e viscoso, produzido em uma quantidade pequena, o colostro é tudo o que o seu bebê precisa nesse período de adaptação pois é extremamente nutritivo, altamente calórico e gorduroso. Além disso, os bebês nascem com uma reserva de peso para se adaptarem a essa primeira fase, perdendo assim 10% de seu peso ainda na maternidade, continuando essa perda até o sétimo dia de vida. A partir daí ele volta a ganhar peso, já se beneficiando do colostro ou do leite, caso esse último já tenha descido.

Entenda que você não está produzindo pouco colostro, mas sim o que seu bebê precisa, é exatamente por isso que ele acaba solicitando mais mamadas em curtos espaços de tempo, ajudando com sua sucção a produção maior de leite, fazendo assim com que o seu estômago vá se adequando a uma quantidade maior.

colostro-amamentação
por picbear.online

 

 

2)      Mães adotivas podem sim amamentar seus filhos!

Mulheres que ainda nunca tiveram a experiência de amamentar podem estimular a produção de leite através de extração manual ou bomba, este processo chama-se Aleitamento Induzido. Mulheres que sabem quando seus bebês adotivos irão chegar em casa, podem começar essa estimulação com ajuda de um profissional para quando estiver com seu pequeno passe a fazer a troca da mamadeira pelo peito. Muitas mães consideram usar em um primeiro momento algum dispositivo de amamentação suplementar como a sonda, para o bebê se adaptar melhor. Uma mãe adotiva fortemente motivada pode sim produzir leite suficiente sem nenhum tipo de problema.

amamentação-adoção
por http://www.maedeguri.com.br/amamentacao-mae-adotiva-e-mae-completa/

 

3)      Amamentação e lábio leporino

Pois é, parece impossível, mas não é. Claro que existem casos e casos, porém na maior parte os bebês conseguem ser alimentados através da amamentação normalmente. O importante é que este bebê comece a mamar o quanto antes e com uma frequência maior para aproveitar a protuberância do mamilo e do cone aureolar produzido no momento do parto e a flacidez que as mamas têm antes da descida do leite maduro. É importante observar se o bebê é capaz de selar seu lábio corretamente ao seio, seguindo uma pressão e sucção adequadas.

leporino-novo
por https://www.gestacaobebe.com.br/labio-leporino-fotos-antes-e-depois/

 

4)      Leite fraco NÃO existe!

O leite muda conforme a necessidade do bebê. No início da mamada parece ser mais “ralo”, porém esse primeiro leite é o que contém mais água, ajudando assim na hidratação do seu bebê. Conforme ele vai mamando, seu seio irá produzindo um leite mais grosso, contendo mais gordura fazendo com que ele se sinta mais saciado e ganhe peso suficiente. Por isso, não pense que seu leite é fraco! Seu corpo se adequa a necessidade de seu pequeno, se ele está com mais sede, seu leite será mais ralo, se ele está com fome, seu leite será mais grosso.

bebe-amamentação
por Eveline Dias

5)      Creches têm o dever de armazenar leite materno

Não, você não leu errado! Desde 2016, os CEIs (Centros de Educação Infantil) são orientados a receber e armazenar o leite materno para oferecer aos seus pequenos. De acordo com a CODAE (Coordenadoria de Alimentação Escolar), que regulamentam a medida, as creches devem garantir a oferta do leite materno no desjejum, lanche, almoço, lanche e refeição da tarde. Porém, você também tem que fazer sua parte, levando seu leite armazenado corretamente, congelado em embalagens individuais, com as quantidades adequadas, nomeados e datados corretamente.

armazenamento-leite materno
por https://brincandodecasinha.com/amamentacao/leite-materno-quanto-tempo-conservar/

Informação é a chave do sucesso!

Isso mesmo, informação adequada é de extrema importância em todas as fases de gestação, parto e puerpério. Amamentar na maioria dos casos não é fácil, porém se feita com amor, dedicação e conhecimento, tudo acaba ficando um pouco mais fácil.

 

Você pode querer ler mais sobre os assuntos. Esses foram os links que me ajudaram a escrever algumas dessas curiosidades:

https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/cuidar/indicacao/direito-da-mulher-creches-tem-o-dever-de-armazenar-leite-materno/

https://www.maemequer.pt/a-vida-com-o-seu-bebe/alimentacao-do-bebe/amamentacao/colostro/

Referências bibliográficas:

Amamentação Bases Científicas (Marcus Renato De Carvalho, Cristiane F. Gomes, Editora Guanabara, 4ª Edição)

Apostila Curso de Formação de Consultores do Aleitamento Materno (Instituto Ser e Saber Consciente)

O Aleitamento Materno no Contexto Atual (Hugo Issler, Editora Sarcier, 1ª Edição)

Compartilhe:

Uma resposta para “Saiba porque a AMAmentação é incrível”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.