Posso praticar atividade física durante a gestação?

Quando descobrimos a gestação, palpites e conselhos chegam de monte:    não pode isso, não pode aquilo. Atividade física nem pensar… E sempre queremos fazer de tudo para seguirmos essa fase saudavelmente e ativa, sem prejudicar a saúde e o bebê. Então, vamos conhecer as mais recentes recomendações sobre atividade física para gestantes. A atividade …

Humanização do parto para preservação

Há quem diga que a humanização do parto é moda, que as mulheres comuns querem imitar as celebridades. Já ouvi também numa reunião de corpo clínico hospitalar que parto humanizado é ficar fazendo “carinho” nas gestantes em trabalho de parto e médicos não têm tempo pra isso. Outros que dizem que ter o bebê numa …

Você já ouviu falar em APOJADURA?

Quando falamos em amamentação, surgem diversas dúvidas, é uma fase maravilhosa, mas que necessita de apoio e informação para o seu sucesso, pensando nisso, resolvi escrever sobre um assunto que ocorre com a maior parte das mulheres que amamentam, no entanto, poucas conhecem esse processo. A amamentação na primeira hora de vida é muito importante …

Conhece o papel da enfermeira obstetra (EO)?

A presença de profissionais qualificados e comprometidos de forma pessoal e profissional, que recebam a mulher com respeito, ética e dignidade, além de serem incentivadas a exercerem a sua autonomia no resgate do papel ativo da mulher no processo gravídico-puerperal, como também serem protagonistas de suas vidas e repudiarem qualquer tipo de discriminação e violência, …

Streptococos positivo e o parto normal

Confirmada a gestação por meio do exame de sangue chamado de Beta hCG que tem por objetivo medir o nível do hormônio gonadotrofina coriônica humana, importante para o desenvolvimento e manutenção do embrião passa para a corrente sanguínea da mulher, e em nível elevado confirma a gestação, devendo a gestante dar início ao acompanhamento pré-natal, …

Enfermeira obstetra/obstetriz: importante recurso para assistência ao parto humanizado

A atuação da enfermeira obstetra/obstetriz, apesar do respaldo legal e capacitação profissional, ainda é pouco conhecida e cercada de preconceitos devido à dificuldade cultural e do sistema de saúde em romper com o modelo biomédico vigente.  Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) na década de 1980, as políticas públicas na atenção à saúde …