Hora de ouro é mais que amor, é vida!

Compartilhe:

Amamentação na primeira hora de vida, ou hora de ouro

amamentação plano de parto
Por Julia Otero

O bebê nasce e a primeira coisa que deveria acontecer é ele ir para o colo da mãe. O contato pele a pele, aquele olho nos olhos e logo após a primeira mamada. Neste primeiro leite, o colostro, um leite cheio de nutrientes importantes para os primeiros dias do bebê. Colo materno aconchegante, leitinho em temperatura ideal e uma dose de saúde é a melhor boas vindas que você poderá dar ao seu pequeno (a).

Colostro, a primeira vacina do bebê

colostro plano de parto
Por babycenter.com.br

Com aspecto amarelado e viscoso, produzido em uma quantidade pequena, o colostro é tudo o que o seu bebê precisa nesse período de adaptação pois é extremamente nutritivo, altamente calórico e gorduroso. Além disso, os bebês nascem com uma reserva de peso para se adaptarem a essa primeira fase, perdendo assim 10% de seu peso ainda na maternidade, continuando essa perda até o sétimo dia de vida. A partir daí ele volta a ganhar peso, já se beneficiando do colostro ou do leite, caso esse último já tenha descido.
Entenda que você não está produzindo pouco colostro, mas sim o que seu bebê precisa, é exatamente por isso que ele acaba solicitando mais mamadas em curtos espaços de tempo, ajudando com sua sucção a produção maior de leite, fazendo assim com que o seu estômago vá se adequando a uma quantidade maior.

Porque a amamentação na primeira hora é tão importante?

amamentação Plano de parto
Por Nicholas Oliveira

As vantagens são inúmeras, tanto para o bebê quanto para a mãe.
Para o bebê, além de afeto, a amamentação assim que nasce o protege de contra várias infecções, ajuda a regular o sistema imunológico, amadurecimento do intestino ajudando-o a funcionar de forma eficaz, estimula os movimentos intestinais para a eliminação rápida do mecônio, ajudando assim na prevenção de icterícia, com isso, conseguimos reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal.
Para a mãe, além de criar um vínculo com seu bebê, a amamentação ajuda nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.

Estudos comprovam..

estudos plano de parto
por queroficarrico.com

Segundo estudo da OMS junto a UNICEF, 78 milhões de bebês, ou 3 a cada 5, não são amamentados na primeira hora de vida.
Um estudo realizado em Gana e publicado na revista Pediatrics, indica que é possível evitar 16% das mortes neonatais por meio da amamentação no primeiro dia de vida, taxa essa que pode aumentar para 22% com a prática da amamentação na primeira hora de vida.
No Brasil, do total de mortes de crianças em seu primeiro ano de vida, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

O plano de parto

plano de parto
por despertardoparto.com.br

Um documento com tantos itens importantes, não poderia jamais deixar a amamentação na primeira hora do bebê de fora. Então, quando for discutir o seu, seja com a sua doula, enfermeira obstetra, obstetra e até mesmo o pediatra que irá acompanhar o seu parto, não deixe de falar sobre seu desejo de ter este momento com seu bebê. É algo simples aos nossos olhos, mas que salva vidas!

Quer ler mais sobre o assunto? 

https://www.unicef.org/brazil/pt/media_9993.html

http://www.danonebaby.com.br/nutricao/amamentar-primeira-hora-vida/

CARVALHO, Marcos Renato, GOMES, Cristiane F., Amamentação – Bases Científicas, 4ª Edição, Ed. Guanabara Koogan

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.