Carta para uma mãe desistiu da amamentação.

Compartilhe:
FOTO @COMAMORMATERNIDADE

A importância do leite materno

Antes de iniciar o texto preciso deixar algo muito claro: esse texto não é de apologia a fórmula infantil, de jeito nenhum, sou consultora de amamentação, fã número um do leite materno, sei e sabemos que ele é o alimento mais rico e inteligente, número 1 do mundo.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família.

Esse texto trata de empatia, não julgamento e sororidade.

Roda de gestantes de Tubarão Foto: Amanda Rodrigues @amandarodriguesfotografia

Eu sei como é, eu também me preparei muito para o parto, física e emocionalmente, por mais organizada, planejada e dedica que a mulher é, é comum subestimar o pós parto;

Principalmente em se tratando do primeiro filho a gente não faz ideia do que é o pós parto, porque o máximo que a gente tem de ideia é daquela visita que fez pra amiga recém parida e ficou lá por duas horas na casa dela. Mal sabendo que pra nos receber por essas duas horas a coitada penou o dia todo pra tentar deixar a casa minimamente habitável, o bb limpinho e a cara dela não tão acabada. Ahh e se ela te recebeu com um bolinho feito por ela mesmo ela é de marte essa mulher, não existe gente normal que faz isso no pós parto não.

Você planejou, idealizou, sonhou com o parto, ele aconteceu talvez não exatamente como sonhou (dificilmente a expectativa é igual a realidade) mas ele aconteceu…

Como dizem por ai que a vida materna é como vídeo game, cada fase que se passa fica mais difícil:

Você transpôs o parto e entrou na amamentação: aquela jornada sem fim, que não tem hora pra começar e terminar, que no início dói, que a dor pode durar dias, e que se não pedir ajuda a tempo pode virar algo pior, e pra mulher que está mergulhada no pós parto as vezes pedir ajuda é um ato de desespero, não se tem forças nem pra pedir ajuda.

E ter muitooo leite as vezes não é benção não, porque vc precisa conciliar amamentação, ordenha, corrigir pega, trocas de fralda, banho e sono, isso se você tiver que cuidar apenas do bb, realidade de poucas já que a maioria das mulheres não tem alguém em casa pra cuidar dos afazeres domésticos no pós parto;

Mas esse texto não é para dar dicas do que fazer ou deixar de fazer para ter sucesso na amamentação, essa carta é para dizer para aquela mãe que independente do motivo pelo qual decidiu deixar de amamentar (pode ter sido por um problema de saúde, pode ter sido por acreditar que tinha pouco leite ou pelo simples fato de não conseguir estar disponível 100% para o seu bb.

Eu imagino a dor dessa decisão, eu vejo nos seus olhos a frustração, mas não se culpe, você sabe e só você sabe o que é possível para vocês;

Ninguém tem o direito de te julgar, por mais que as pessoas o façam o tempo todo, mas fique sabendo, elas também julgam quem amamenta até os 2 anos ou mais.

A Rafaela Carvalho no livro 60 dias de neblina já diz independente de qualquer coisa seu bebê terá verdadeira adoração por você, simplesmente porque você é aquele ser iluminado, angelical que atende pelo nome de mamãe.

Sinta-se abraçada e acolhida, você é uma mãe incrível!

Seu filho TE AMA e vai te amar de qualquer forma.

Referência bibliográfica:

Sobre o aleitamento materno:

http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-da-crianca/aleitamento-materno

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.