Por que o contato pele a pele é tão importante?

Compartilhe:

Ah ! Aquele positivo em mãos , você já imaginando , aquele bebezinho chegando , você olhando para ele , vendo as mãozinhas , as perninhas , os dedinhos e …. buum , um monte de gente desconhecida , pegando seu bebê , aspirando , limpando , levando pro berçário e fim. Não ! Não é o fim , vêm comigo , que te mostro que a sua hora e a hora do seu bebê do inicio ao fim pode ser respeitada.

Pouco se fala sobre o contato pele a pele do recém nascido com a mãe , sem explicar os seus benefícios , que é : estreitar o vinculo materno , preservar a hora de ouro,  preconizar a primeira mamada e reconhecimento da mãe quanto ao recém nascido , preservar a temperatura do bebê .

Além disso, pouco se fala da Golden Hour( Hora de Ouro )pois nessas primeiras horas de vida proporciona benefícios imediatos e a longo prazo para o recém nascido .

1.  Contato Pele a Pele imediato e contínuo entre mãe e recém nascido

2.  Campleamento Tardio do Cordão

3. Inicio Precoce do Aleitamento Materno Exclusivo

1. Como é feito esse primeiro contato pele a pele ?

Antigamente o recém nascido , era tirado da mãe , avaliado , coberto , limpo . Sendo que isso são idéias e costumes ultrapassados , hoje em dia , assim que o bebê nasce , ele é colocado sobre o peito da mãe , de bruços e coberto por um pano do próprio hospital é recomendado que nesse período o bebê mame, mas calma nem todos os bebês mamam assim que nascem , alguns gostam de sentir  só o cheirinho da mãe primeiro , lembre-se ele acabou de sair do útero , e ainda não tem muita noção do que é sentir fome , sede, ele assim como você também está se ambientando. O aleitamento materno exclusivo só não se dá com mães com HIV positivo.  Hoje em dia os procedimentos com o recém- nascido : como pesagem , vacinação entre outros , sejam feitos após  a primeira hora de vida do bebê .


Fotógrafa: Fernanda Barbosa

2.Cordão Umbilical

Segundo a organização mundial de saúde o cordão umbilical deve ter um corte tardio do cordão , o cordão umbilical ligado a mãe nos três minutos de vida , garante ao recém nascido 100 ml de sangue a mais para ele e esse aporte sanguíneo previne anemia no primeiro ano de vida.

O momento ideal para se cortar o cordão é quando ele está achatado e sem pulso , pois após o nascimento ainda existe a circulação entre o recém nascido e a placenta através da veia e das artérias umbilicais .

Mesmo bebês nascidos de cesárea , podem ser colocado nos braços da mãe , acarinhados e aconchegados , a amamentação pode ocorrer ali , e o corte do cordão pode se dar nesses 3 minutos de vida.  Como no texto anterior havia dito , depende e muito da sua equipe médica, de como eles são , outro fator também é como esse bebê nasceu , isto é se ele nasceu bem ou não.

Fotógrafa : Fernanda Barbosa

3. Inicio Precoce do Aleitamento Materno Exclusivo 

Em partos que ocorreram tudo bem , o médico ou a enfermeira obstetra deve adiar pelo menos durante a primeira hora de vida qualquer procedimento rotineiro com o recém nascido e a mãe , para permitir o processo de contato ininterrupto de pele -a-pele entre os dois . Pois essa prática promove o inicio da amamentação durante a primeira hora de vida.

O bebê recebe colostro durante as primeiras mamadas – ouro líquido, às vezes chamado de dádiva da vida.

• O colostro é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras.
Ajuda a regular o próprio sistema imunológico m desenvolvimento.
• Contém fatores de crescimento que ajudam o intestino a amadurecer e a funcionar de forma eficiente. Isso dificulta a entrada dos microorganismos e alérgenos.
• É rico em vitamina A que ajuda a proteger os olhos e a reduzir as infecções.
• Estimula os movimentos intestinais para que o mecônio seja rapidamente eliminado. Isso ajuda na prevenção da icterícia.
• Vem em volumes pequenos, de acordo com a capacidade gástrica de um
recém- nascido.

Isso é para quando você se perguntar , mas acabei de dar mama , e como ele pode estar com fome ainda? Barriguinha Pequena é igual a mamadas frequentes !

Tocar, abocanhar e sugar a mama estimula a liberação de ocitocina – isso é importante por várias razões:


Fotógrafa : Dani (mãe dos Gêmeos )

• A ocitocina faz com que o útero se contraia, assim ajuda na saída da placenta para a redução do sangramento materno após o parto.
• A ocitocina estimula outros hormônios que dão à mãe uma sensação de calma, relaxamento .
• A ocitocina estimula o fluxo de leite da mama.


Nessa foto é meu filho Guilherme , nascido de parto natural hospitalar , com seus 18 meses , amamentando .

“Tudo começa ao nascer. Nosso primeiro ato depois de nascer é sugar                   o leite materno. Este é um ato de afeição, de vínculo. Sem este ato,                           nós não sobrevivemos. È um fato… É a realidade”. Dalai Lama

 

Bibliografia

Aleitamento Materno

http://www.aleitamento.com/humanizacao-parto/conteudo.asp?cod=1921

Pele a pele precoce entre mães e bebês nascidos saudáveis https://www.cochrane.org/pt/CD003519/contato-pele-pele-precoce-entre-maes-e-recem-nascidos-saudaveis

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.