Meu diário “semanal” de gestação – Semana 18 e 19

Compartilhe:

Oi Povooooo!!

Já repararam que, passada a semana da consulta, geralmente não acontece mais nada?? Hahahaha, pois é… aí que junto duas semanas em uma. Passada a consulta do dia 14/07, que foi seguida da crise de enxaqueca da semana 17, para a GLÓOOORIA DO SENHOR, não tive mais nada sério (nada sério porque, óbvio, a rinite não me deixa desde a semana 8).

Não tendo crise, tá ótimo!! Até que tô benzona hehehe!! Fonte: Giphy

Descanso nas férias e retorno

Nos últimos dias de férias do meu marido e das crianças, fomos à Basílica Nacional de Aparecida.

Muito mais que um passeio, pra gente, um momento de oração, entrega e espiritualidade!! Valores que carregamos e passamos adiante!! Foto: Arquivo pessoal

Para quem conhece a mim e minha família, de longa ou curta data, sabe que somos católicos desde as mais antigas raízes e temos uma grande devoção à Nossa Senhora. Visitar a Basílica de Aparecida não é só uma forma de passeio, mas de oração, devoção e pedir bençãos para a nova fase que está começando (de trabalho, de estudos e do novo membro da família que está à caminho).

Gestante pode fazer viagens longas?

De Jacareí à Aparecida são 100km.  Nossa viagem durou 1h45.

Partiu?? Não sem antes algumas recomendações 😉 Fonte: Giphy

Não existem estudos científicos publicados a respeito de gestação x viagens longas. Mas existem recomendações médicas que são gerais para cada tipo de viagem (carro, avião, navio) e, obviamente, para cada risco gestacional, uma orientação individualizada. Pra cada caso então, o ideal é se orientar com o obstetra do seu pré natal. Mas, no geral, não sendo uma gestação de auto risco, as orientações básicas são:

Viagens de carro / ônibus / trem:

  • Parar a cada duas horas, para se movimentar, caminhar e ir ao banheiro;
  • Manter hidratação;
  • Alimentação leve;

Viagens de avião:

  • Se for possível, sentar na fileira do corredor, pois facilita as idas ao banheiro;
  • Levantar a cada 2 horas para esticar as pernas e, se possível, caminhar. Ajuda na circulação sanguínea e previne trombose;
  • Viajar, no máximo, até 32 semanas.
  • Verificar junto à companhia aérea a necessidade de autorização médica para viajar. Algumas companhias exigem com obrigatoriedade, outras não. Se informe e se planeje com antecedência.

De navio:

Mesmas recomendações acima e, mais especificamente para o navio, não viajar a partir de 36 semanas, pois caso aconteça de entrar em TP, o navio pode estar à dias da costa mais próxima  e isso é um risco que deve ser levado em consideração.

Rinite e sinusite, atacando em conjunto

O início da semana 18 foi marcada, pra variar, por uma nova crise forte de rinite, seguida por início de sinusite. E dessa vez, terminantemente, me recusei a esperar virar bacteriana novamente, apesar de já sentir o mesmo incômodo, dor e a secreção de coloração suspeita já estarem presentes. Parti pras terapias mais alternativas e caseiras!

Chazinhos, xaropes da vovó, homeopatia… Eu recebi aval de uma amiga terapeuta e outra que é enfermeira obstétrica e já estudaram sobre “remédios naturais”. Geralmente, não tem contra indicação, mas é bom e indicado procurar alguém que tenha os devidos estudos para orientação individualizada, principalmente em casos de algum tipo de risco gestacional. Foto: pexeles.com

Lavagem nasal e inalação com soro fisiológico várias, muuuuuuitas vezes por dia. E sem sombra de dúvidas, o resultado foi melhor que o esperado: Depois de vários dias, a secreção se soltou, foi limpando, limpando… até não ficar mais nada. Fiz em conjunto, uso do mesmo medicamento antroposófico que a médica do PS me recomendou na última crise. Creio que foi decisivo!

Iniciou também tosse seca! Melhorou com xarope caseiro.

Semana 19 e 34 ciclos fechados!!

Eu tenho a grande felicidade de ter completado mais um ano de vida!! São 34 anos de vida, iniciando mais um ano de vida para amadurecer, crescer, aprender  e devolver para o mundo o que pude fazer de melhor. E claro que tive meus mimos de aniversário rsrs! Tenho um cunhado que faz aniversário no dia seguinte ao meu. Fizemos um bolo pra gente comemorar com a família e foi muito divertido!! Claro que a rinite se fez presente, mas não afetou nossa alegria. Foi um dia muito bom!!

De cima pra baixo: No dia do meu aniversário, sábado, café na cama, das minhas filhas e meu marido. A noite, visita das amigas, com bolo de padaria mesmo! No domingo, bolo duplo com meu cunhado, aniversariante do dia! Foto: Arquivo pessoal!

E gente… não aconteceu mais nada!! As crianças voltaram pras aulas sob muito protesto e meu marido, pro trabalho também, apenas isso. Mas quem nunca né?

 

Até semana que vem!!

 

Referências:

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2012/12/especialistas-indicam-cuidados-para-viajar-durante-gravidez.html

https://www.medi-brasil.com/saude/vida-saudavel/gestacao/viajar-gravidez/

https://www.vix.com/pt/bdm/bebe/8466/ate-quantos-meses-gravida-pode-viajar-de-carro-aviao-e-mais

https://www.tuasaude.com/chas-que-a-gravida-nao-pode-tomar/

https://www.tuasaude.com/tosse-na-gravidez/

https://www.tuasaude.com/gripe-na-gravidez/

https://brasil.babycenter.com/a1500510/nariz-entupido-na-gravidez

http://br.innatia.com/c-saude-respiratoria/a-remedio-caseiro-para-a-congestao-nasal-na-gravidez-4140.html

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.