Em busca da minha Metamorfose

Compartilhe:

 

 

Começo a contar para vocês um pouco da minha história , engravidei eu tinha 19 anos ,  e uma certeza eu tinha : Eu queria muito um parto normal ; mas todas ás vezes que eu ouvia falar em parto normal era aquele cheio de violências :  episiotomia , manobra de kristeller , posição litotômica ( sem consentimento da mulher é violência sim!), eu não acreditava que pudesse ser assim. Mas em assunto de parto eu era leiga , fui na médica da familia e ela me disse que tudo bem , que eu poderia ter parto normal sim , cheguei ás 35 semanas e 6 dias eu estava cheia de dores , não conseguia levantar da cama , me movimentar nem nada , corri pra emergência achando que poderia ter algo errado : fiz monitoração do feto , fiz o toque e não tinha dilatação , bebê ok , tudo bem, voltei pra casa.
No outro dia as dores continuavam , fui na médica , que disse estou sentindo o bebê bem aqui em baixo , vou te internar , fui para a maternidade TOP do Rio de Janeiro , Perinatal . Fiz o cardiotoco , tudo bem , bebê ok achei que poderia voltar pra casa , leve engano , Nanda já ajeitamos tudo , seu filho nasce hoje. Oi? Dra. mas o plano não era esperar?  Não , porque vi que o seu filho está com bcf’s baixos , pelo que eu vi , e lá fui eu cair na minha cesárea, senti um aperto enorme , um vazio , me  mostraram o Bê , ele estava ótimo e eu me senti vazia , literalmente .

Como foi a escolha de ser doula?

Quando eu passei pela cirurgia aquele sentimento de que poxa não pari , ficou tão forte, e comecei  a ler tudo sobre parto em grupos de facebook , “parto natural ” , cesárea ? Não Obrigada !  ,doula , equipes , descobri a casa de parto em Realengo ( da mesma forma não poderia ter lá pois tinha passado por uma cirurgia de reconstrução uterina ), hospitais públicos que tinham essa “missão ” de priorizar o parto natural humanizado .  Me aprofundei sobre o assunto doula , aquilo ali pra mim , foi tudo , queria poder apoiar e ajudar outras mulheres a passar pelo processo,  aquelas que passaram por uma história parecida com a minha , ou aquelas que tinham o desejo de parir ,
O instinto de mãe , de cuidar , de partejar estava ali comigo , querer ajudar  outras mulheres não passassem pela cesárea desnecessária , mas que fossem os 15% que precisam realmente da cirurgia.  Procurei nesses grupos de facebook citados a cima , e uma outra doula falou sobre o curso no Rio de Janeiro sobre doula  , me contou sobre o GAMA – maternidade ativa , e que teria uma turma disponível no próximo mês , pedi uma grana emprestada aos meus pais , e fui a luta , ali senti que eu era útil , e que eu já tinha nascido para aquilo ali , foi amor a primeira vista , me formei em 2014 , com mulheres maravilhosas e com o sentimento de que : vamos á luta , porque tem muito trabalho pela frente.

Eu como doula 

Considero como  missão garantir o respeito  pela decisão da mulher sempre que ela possa estar munida de todas as informações o que é melhor para ela e o seu bebê , que ela possa ser dona de si mesma , e de suas decisões , que a mulher possa garantir que o seu bebê venha ao mundo com menos intervenções possíveis . Com isso ofereço um atendimento continuo , com seis visitas no total , três visitas pré – parto , para que essa mulher possa me conhecer , saber como eu sou e que o nosso acompanhamento seja o mais completo possível , e seis após , pois considero que os três primeiros meses do bebê , são meses de demanda , medos ,  dificuldade , a amamentação em si requer muitos cuidados , ali não é mais só o casal e sim um bebê que chora que não fala e que a gente tem que descobrir o que está acontecendo a mulher nesse exato momento precisa de muito apoio .

Como nasceu a Maieutike ?

A Maieutike estava no papel a menos de um mês , na verdade ela tinha só o papel de roda de gestantes , e eu não havia dado um nome para ela , e eu procurando nomes em gregos para poder dar uma cara as minhas rodas e quando fui procurar , achei no “Google ” , Maieutika , me apeguei a esse nome e fui atrás do significado que é : ” arte de partejar ” , achei incrível , realmente me defini , os encontros estão previstos a acontecer todo o quarto sábado do mês , nossa primeira roda será dia 23/06/2018 , no Bosque da Barra perto do parquinho , peço só para levar cangas , uma almofada , para vocês ficarem bem a vontade , a roda é aberta pode ir qualquer pessoa , se quiser pode trazer alguém também , as rodas são gratuitas . As rodas são sempre anunciadas pelo meu Facebook ou pelo meu Instagram .

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.