Doula Ketib, quem sou eu?

Compartilhe:

Me chamo Ketib, sou mãe de dois meninos muito amados o João Victor e o Heitor nascidos de parto vaginal.

Sou doula desde 2013 e costumo dizer que minha história com a humanização do parto vem antes que eu tenha conhecimento dessa palavra, sou técnica em enfermagem e em meu estágio presenciei uma cesárea que me marcou negativamente, correu tudo bem com mãe e bebê, mas algo estava errado, naquele momento em meu interior uma voz dizia que não era assim que se deveria nascer um bebê, claro que eu iniciava minha vida na área da saúde, não se falava sobre reais indicações para cesárea e todas as questões que discutimos mais amplamente hoje em dia, mas em minha cabecinha o nascer era algo natural todo aquele aparato e a estética da cena me assustaram.

Como me tornei doula

Fiquei grávida sabia que queria um parto normal, afinal para mim isso sim era normal, ganhei o livro Parto Ativo de uma amiga e li, sozinha fazia os exercícios propostos e pari, parto normal cheio de intervenções cinco anos se passaram até a segunda gestação e todos aqueles sentimentos negativos que eu se quer que existiam vieram a tona, senti muito medo. Em uma busca por cursos que complementariam minha formação me deparo com um curso de doula que vinha a juntar todos os retalhos que durante anos a vida vinha me ofertando, minha colcha de retalhos começa a ser confeccionada.

Fiz o curso grávida, ainda nas primeiras semanas e pasmem nessa gestação o medo era tanto que queria fazer uma cesárea e achava que essa seria a solução para o medo que eu sentia,  no decorrer do curso me dei conta de onde vinha meu temor, enquanto minha professora e futuramente minha doula falava eu ia pensando no meu parto, curando minhas feridas e entendendo a origem dessa dor que me aterrorizava, o soro, os pontos da episiotomia que custaram a cair e me prejudicaram no momento da amamentação além da solidão que senti durante o trabalho de parto e no pós parto ao fim do curso eu já havia  modificado meus planos e pari de cócoras um menino de 4,2kg e a partir daí eu estava certa que minha luta estava estabelecida eu havia encontrado o meu caminho.

Meus sonhos

É que todas as mulheres possam parir com respeito e sem violência, faço disso o alicerce do meu trabalho, acredito na vida e na força de nós mulheres assim como em nossa capacidade de parir e para mim a informação é a arma mais poderosa que temos. Desejo que nosso sistema de saúde trabalhe verdadeiramente para que mais e mais mulheres e bebês nasçam de forma segura e respeitosa. Acredito que a formação dos profissionais e os movimentos realizados por mulheres nesse Brasil a fora sejam a base para essa transformação.

Em um futuro não tão distante

Hoje sou graduanda no curso de enfermagem e sonho com a obstetrícia, sei que esse é um trabalho de formiguinha, mas creio que de grão em grão se constrói um castelo e as mudanças vão chegar.

Local de atuação

Atuo na Cidade de Campinas e região, não atendo em consultório, vou até a casa das minhas queridas gestantes o que me dá mobilidade e me permite estar ainda mais próxima, ofereço cursos preparatórios para a família, faço da arte gestacional uma das minhas alegrias, adoro trabalhar com auriculoterapia para gestação parto e puerpério e atuo como hipnóloga lançando mão desse recurso tão poderoso que a mente pode nos oferecer.

Vem me acompanhar nas redes sociais.

Instagram: @ketibdoula

Bibliografia

O benefício da acupuntura na gestação parto e pós-parto. (http://acupunturista.net/content/article/604/os-beneficios-da-acupuntura-na-gestacao-parto-e-pos-parto/)

A importância e os benefícios da doula para a mulher (http://mulheresempoderadas.com.br/a-importancia-e-os-beneficios-da-doula-para-a-mulher/)

Métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto: revisão integrativa. (http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/942)

Representação social da arte da pintura do ventre materno para gestantes. (http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/113/80)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.